João Braga defende que segurança seja tema prioritário na AL

Em 09/04/1999 - 00:04
-A A+

A Assembléia Legislativa deve ter como tema principal para os seus debates neste ano a questão da violência no Estado. Esta foi a sugestão dada, ontem, pelo deputado João Braga (PSDB) à presidência do Legislativo estadual. O parlamentar entende ser preciso dar uma resposta à sociedade, que, segundo ele, está angustiada com o problema.

“Em todas as reuniões e encontros que tenho participado a cobrança da população é no sentido de que nós apontemos caminhos para o fim da escalada da violência”, revelou o deputado. João Braga acrescentou que o problema não diz respeito somente ao Recife e a Pernambuco, mas a todo o País.

Para Braga, é preciso que se deixe de criticar o Governo federal, implementando ações locais para a solução da violência nas cidades e nos estados. Ele citou o exemplo de Nova York, EUA, onde a autoridade pública resolveu enfrentar a questão e alcançou resultados positivos.

Segundo o parlamentar, a fonte de inspiração para a sua sugestão foi um artigo do escritor Carlos Heitor Cony, no jornal Folha de São Paulo – “Sobrevivência na Selva”–, onde ele transcrevia um manual do também escritor Leon Eliachar – já falecido – sobre “Como evitar um assalto”.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Marcos (PFL), considerou a proposta oportuna, lembrando que o deputado Manoel Ferreira (PPB) lançou uma campanha para o desarmamento da população. “A idéia tem nosso apoio. É um grande desafio para todos nós”, destacou. Antônio Moraes (PSB) disse que o desemprego e a falta de políticas públicas federais são os principais motivos do aumento da violência.

Para Pedro Eurico (PSB), o desarmamento da população é a principal medida a ser tomada pelas autoridades. João Paulo (PT) lembrou que um dos dedos da mão da campanha de FHC era o da segurança, “mas nada foi feito”. A falta de condições básicas ao cidadão justificam, segundo o deputado Carlos Lapa (PSB), determinados atos de violência. (MG)