Coelho afirma: Interior é a saída para crescer

Em 14/04/1999 - 00:04
-A A+

Convidado a falar sobre as “Perspectivas para Pernambuco”, durante o seminário “O Político e a Imprensa”, o deputado Geraldo Coelho (PFL) conclamou os meios de comunicação locais a se unirem na luta pela interiorização do desenvolvimento em Pernambuco. E citou como exemplo a ser seguido a cidade de Petrolina, localizada no Semi-Árido irrigado, e que ostenta uma produção agrícola invejável: um milhão de toneladas de frutas tropicais por ano.

Segundo Coelho, o desemprego em Petrolina atinge apenas 5,45% de seus 200 mil habitantes. Para incrementar ainda mais a fruticultura irrigada, o parlamentar pefelista anunciou a ativação, ainda neste semestre, do Sistema Integrado de Comercialização (Sicavale). “As compras poderão ser feitas de qualquer lugar do País, através de um balcão eletrônico”, explicou.

Confiante na viabilidade do desenvolvimento petrolinense se estender para cidades vizinhas, como Orocó, Cabrobó, Santa Maria e Belém do São Francisco, Geraldo Coelho defendeu a necessidade de investimentos em educação, segurança, abastecimento d’água e transportes. “À medida que o homem do campo não mais ocupa o seu tempo em busca de água ou energia, ele se volta para atividades produtivas no local de residência”, comentou.

Em se tratando de obras estruturadoras para Pernambuco, o deputado sertanejo assinalou a importância da construção da ferrovia Transnordestina e a implantação do Centro Regional de Ciências Nucleares, que irá oferecer tecnologia de ponta para os setores médico e agrícola. Também realçou os incentivos ao Pólo Gesseiro do Araripe, com uma produção de 1,8 milhão de toneladas e geração de 70 mil empregos diretos e indiretos; além da retomada da cafeicultura e do cultivo de algodão, grandes vocações do Agreste pernambucano.

(Simone Franco)