O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Pernambuco (Ipsep), Maviael Cavalcanti, depõe na Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar as denúncias de irregularidades que teriam ocorrido naquele órgão, no período de janeiro de 1995 a dezembro de 1998. O depoimento é o primeiro da CPI e acontece às 10h30 desta segunda-feira, na Asembléia Legislativa.
Os trabalhos, presididos pela líder do PFL, deputada Teresa Duere (que também propôs a instalação da CPI), serão acompanhados por auditores da Secretaria da Fazenda e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os auditores ficarão responsáveis pela análise de dados técnicos a serem apurados pela CPI.
No depoimento, Maviael Cavalcanti deverá antecipar algumas informações sobre a auditoria que já vem sendo feita no Instituto de Previdência, desde o início do Governo Jarbas Vasconcelos. Os parlamentares integrantes da CPI também solicitaram cópias de documentos referentes a essa investigação, a fim de anexá- las ao inquérito.
A CPI do Ipsep foi instalada na última terça-feira, quando foram escolhidos, além da presidente, os nomes do relator (Hélio Urquisa, vice-líder do PMDB) e do vice-presidente (Sérgio Leite, líder do PT).
A deputada Teresa Duere informou que a CPI vai apurar denúncias relativas a superfaturamento na aquisição de medicamentos e possíveis convênios irregulares com hospitais e casas de sáude. A líder pefelista salientou que a Comissão não será uma “caça às bruxas”. (Cláudia Lucena)