A atualização da infra-estrutura estadual será o passo decisivo para o desenvolvimento de Pernambuco. Esta foi a principal conclusão tirada da sessão especial realizada ontem na Assembléia Legislativa para debater os projetos de infra-estrutura e a Transnordestina, por solicitação do deputado Pedro Eurico (PSB). Os participantes também destacaram a necessidade da unidade política em torno dos projetos para o Estado.
“É preciso criarmos uma agenda positiva para Pernambuco, fazendo uma discussão mais profunda sobre o rumo do desenvolvimento no Estado. Nesse momento, precisamos deixar de lado o maniqueísmo político para trabalharmos pelo Estado”, acentuou Pedro Eurico. As ações, para ele, devem visar a modernização da economia e da estrutura estadual.
Nesse sentido, o parlamentar entende que a Transnordestina será instrumento de integração e desenvolvimento econômico. “É um projeto necessário e urgente para o Estado, pois reduzirá custos, melhorando nossa competitividade, e possibilitando a exploração do nosso potencial na área industrial, de comércio e serviços, agricultura e pecuária”, frisou. Pedro Eurico ressaltou que a retomada do projeto da ferrovia conta com a unidade das lideranças política e econômica de Pernambuco.
A sessão especial foi presidida pelo deputado João Mendonça (PFL) e contou com a presença do deputado federal Sérgio Guerra (PSDB); superintendente da Sudene, Aloísio Sotero; secretário de Infra-Estrutura do Estado, Fernando Dueire; presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Wagner Bitencourt; e o prefeito de Caruaru, João Lyra Neto (PSB).
Para o presidente da CFN, a falta de infra-estrutura faz com que o Estado não tenha condições de competir no mercado. “Projetos estruturadores é que vão permitir a integração de Pernambuco ao país e ao mundo”, afirmou Bitencourt.
Para o prefeito de Caruaru, o Estado que oferecer a melhor infra-estrutura é que receberá os recursos para investimentos. “Com essa agenda, vamos construir uma nova história para nosso Estado”, atestou. (Marconi Glauco)