Para o superintendente do Senai, Antônio Carlos Maranhão Aguiar, o Estado é obrigado, pela Constituição Federal, a dar uma educação de qualidade a toda a população. “Isso deve acontecer, principalmente, com as crianças. A educação básica é fundamental para o trabalho, pois forma o cidadão”.
Antônio Carlos afirmou que é preciso uma ação emergencial por parte dos governos, pois grande parte da população brasileira é alvo de uma política educacional discriminatória. “Não assegurar uma educação de qualidade a todos, igualmente, é eternizar um processo de discriminação com o povo deste País”, salientou.
Segundo o representante do Senai, a briga principal de todos deve ser pela qualidade do ensino, pois sem isso não há chance para ingressar no mercado de trabalho. Ele lembrou que dos alunos que fazem testes no Senai a grande maioria oriunda das escolas públicas , 90% não conseguem atingir notas mínimas. “Só isso já basta para comprovar a péssima qualidade da educação oferecida à população jovem deste País”. (Marconi Glauco)