Os 100 dias do Governo Jarbas Vasconcelos também foram analisados pelo deputado Paulo Rubem (PT). Segundo ele, “o Governo estadual fez promessas mirabolantes, explorou o desgaste do final da administração passada e vendeu a ilusão de que sua relação com o presidente Fernando Henrique Cardoso proporcionaria dividendos orçamentários especiais para Pernambuco. Mas o Governo não tem nada o que apresentar”.
Paulo Rubem disse que o Governo estadual enfrenta hoje gargalos financeiros que deixam em evidência a crise da administração. “Pode-se observar as perdas impostas ao Estado pelo Governo federal, ressaltando que Jarbas Vasconcelos ficou na orfandade. E Pernambuco estagnou”.
O parlamentar petista disse que não se pode culpar a Oposição por essas perdas, com o FEF, o Fundef e a Lei Kandir. “Toda essa legislação foi votada pelos governistas que hoje se queixam dos seus efeitos, como o prefeito do Recife, Roberto Magalhães”.
Paulo Rubem ainda criticou o programa estadual de desestatização do Governo Jarbas, pois não enviou qualquer ajuste à lei 9717/98, que permite a privatização de órgãos governamentais, não detalhando o que vai vender e nem fazendo uma auditoria atuarial do setor. (Antônio Magalhães)