Deputados debatem violência urbana e cobram ações de combate ao crime

Em 13/09/2000 - 00:09
-A A+

Deputados debatem violência urbana e cobram ações de combate ao crime Assassinato do jornalista Cristiano Donato e número de mortes no feriadão provocaram o debate O assassinato do jornalista Cristiano Donato e a crescente violência na Região Metropolitana do Recife dominaram as discussões ontem no Plenário da Assembléia Legislativa. Os deputados João Braga (PSDB), Pedro Eurico (PSB), Maviael Cavalcanti (PFL) e Sérgio Leite (PT) abordaram o assunto, cobrando ações de combate à violência.

O primeiro a falar foi João Braga, exibindo a primeira página do Diário de Pernambuco de ontem, que prestou uma homenagem ao jornalista falecido, ao mesmo tempo em que alertou para o grande número de assassinatos praticados em Pernambuco. A página trouxe, inclusive, os nomes de pessoas mortas no último ano e números em relação à violência no Estado.

“Essa capa de jornal toca a todo o povo pernambucano. Os números são assombrosos e todos querem dizer ‘basta! à violência. Cabe uma pergunta: o que está sendo feito pelo Governo do Estado? O que está sendo implantado nas Polícias Civil e Militar?”, questionou. O parlamentar defendeu que a violência seja eleita como um tema prioritário para discussões na Assembléia Legislativa.

Exemplo – O deputado Pedro Eurico (PSB), por sua vez, também exibiu a capa do jornal e disse que o fato “é um exemplo da desmoralização do Sistema Judiciário e de Segurança Pública de Pernambuco”. Ao cobrar a prisão dos assassinos do jornalista Cristiano Donato, ele sugeriu que o grupo pudesse ser ouvido pela CPI do Narcotráfico e da Pistolagem, juntamente com uma comissão de psicanalistas e outros especialistas, para abordar com maior profundidade as causas da violência. “Precisamos mudar os métodos de investigação da polícia”, observou, sugerindo a implantação de delegacias distritais para uma ação mais efetiva nos finais de semana, “onde acontece o maior número de crimes”.

Política – O deputado Maviael Cavalcanti (PFL) também usou a tribuna para defender que os governos federal e estadual procurem efetivar uma política contra o desemprego, que – segundo ele – é um dos motivos para o êxodo rural e conseqüente aumento da violência na Região Metropolitana do Recife.

Já o deputado Sérgio Leite (PT) acusou o Governo do Estado de estar “abafando” os números da violência. “Em qualquer lugar do Estado, estamos sofrendo com a violência, então não adianta tapar o sol com a peneira”, afirmou. (Ana Lúcia Lins)