Líder do Governo aponta descaso de Brasília com o NE A catástrofe que se abateu sobre o Recife e a Zona da Mata é, na opinião do líder do Governo, deputado Romário Dias (PFL), não apenas uma grave intempérie da natureza, mas um reflexo direto do descaso do Poder Central com obras estruturadoras no Nordeste.
Ao analisar as conseqüências das fortes chuvas que caíram em grandes áreas do Estado, causando prejuízo e desabrigando inúmeras comunidades, ele alinhou a falta da política diferenciada, de planejamento integrado dos governos federais ao longo dos tempos em relação com ao Nordeste.
“O resultado está aí: a população é castigada e levada ao sofrimento com a inclemência das chuvas torrenciais. O quadro real revela cidades desaparelhadas pela carência de uma política habitacional e de infra-estrutura que dote as áreas ribeirinhas e os morros de uma base suficiente para o enfrentamento de tais situação”, apontou.
Romário Dias também comunga das posições do Governo Estadual de que o drama dos atingidos não pode ser explorado politicamente, “por quem quer que seja”. Ele considera um “escárnio” tal abuso, onde muitos buscam bandeira eleitoral diante do sofrimento das vítimas. Enquanto aponta descasos do Poder Central, o parlamentar ressalta a atuação do vice-presidente Marco Maciel, que resultou na vinda do presidente Fernando Henrique Cardoso para verificar pessoalmente os estragos e determinar providências.
Finalmente, o líder governista louva a firme posição do governador Jarbas Vasconcelos ao chamar para o Governo estadual a responsabilidade de assistir de forma integrada todos os municípios, com o fim de evitar desvios nos objetivos de atendimento aos atingidos pelas chuvas. (A A)