Rufino: órgão federal para combater crime O debate sobre a violência também foi destaque na reunião de ontem da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ). O deputado Sebastião Rufino (PFL) lembrou que o problema da defesa não é de hoje, atinge todos os estados e só poderá ser resolvido, segundo ele, quando o Governo Federal criar o Ministério da Segurança Pública Nacional. “O governador Jarbas está fazendo o possível, comprando viaturas, equipamentos e contratando mais policiais, mas a questão da segurança exige muita ação e muitos recursos, e só uma coordenação da União, com apoio de todos os governadores, poderá enfrentar a situação de forma mais ampla”, afirmou.
De acordo com Rufino, a segurança pública não pode ficar “a reboque” do Ministério da Justiça, que tem limitações de recursos. “Precisamos de um mutirão nacional para dar um basta na violência, já que todos clamam por segurança”, completou. Ele defendeu o uso das forças armadas para dar suporte aos estados no combate à criminalidade. Os deputados Romário Dias (presidente da CCLJ), Augusto César (PSDB), Pedro Eurico (PSB), João Negromonte (PMDB) e Roberto Liberato (PL) concordaram com Rufino.
Eurico defendeu também que o Governo Estadual avance no processo de unificação das polícias, começando pelo interior. “É inaceitável que numa mesma cidade se tenha chefes distintos nas duas polícias. Com comando único, o trabalho pode ser muito mais eficiente”, concluiu. (P M)