Comissão faz apelo a cidades

Em 15/04/2000 - 00:04
-A A+

Comissão faz apelo a cidades A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa quer que as prefeituras municipais de Pernambuco não permitam o funcionamento em seus territórios de circos que tenham entre suas atrações a apresentação de animais selvagens “de qualquer porte”. Os membros da Comissão querem, inclusive, que os Executivos encaminhem às Câmaras Municipais projetos de Lei nesse sentido.

De acordo com o presidente da Comissão do Meio Ambiente, deputado Bruno Rodrigues (PPB), as informações fornecidas por associações recifenses de defesa dos animais mostram que os circos se utilizam de maus tratos com as feras para atingir seus objetivos.

“Os animais sofrem torturas das mais diversas, como choque elétrico, espancamento, apenas sendo alimentados após obedecerem o treinador, como recompensa”, revelou.

Rodrigues também denunciou que os animais, “geralmente”, não possuem registro, o que configura, segundo ele, tráfico de animais. “Nós da Comissão, gostaríamos de salientar que tal prática é capitulada como crime, nos artigos 29 e 32 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata de Crimes Ambientais”, alertou o presidente.

Os demais membros da Comissão – Luciana Santos(PC do B), Teresa Duere (PFL), Malba Lucena (PPB) e José Queiroz (PDT) – frisaram o perigo das apresentações de animais em circo para os espectadores. “Podem ocasionar tragédias como a ocorrida recentemente em Jaboatão dos Guararapes” (caso do circo Vostok, onde os leões mataram uma criança), advertiram. (M G)