Romário: incentivo à reciclagem A coleta seletiva e a reciclagem do lixo podem vir a ser consideradas atividades ecológicas, de relevância social e de interesse público. É o que garante o projeto de lei de autoria do deputado Romário Dias, em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado. A iniciativa define a coleta e reciclagem como toda forma de classificação e aproveitamento de lixo industrial, hospitalar e laboratorial.
Ainda de acordo com o projeto, o Poder Executivo deve regulamentar incentivos às entidades e organismos engajados nessa prática. O deputado Romário Dias explicou que uma lei sobre a reciclagem do lixo tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Ele justificou sua proposta, afirmando também que é necessário engajar todos os setores da sociedade, numa luta constante de preservação.
Romário Dias destacou ainda que o Estado é indutor do desenvolvimento econômico e social e precisa dispor de instrumentos e normas que valorizem a vida, além de estimular a prática ecológica da reciclagem do lixo. Segundo ele, o projeto atende a esse objetivo. (Christianne Alcântara)