Serpro comemora 40 anos de existência

Em 26/11/2004 - 00:11
-A A+

Os 40 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) foram lembrados, ontem, durante reunião solene proposta pela deputada Teresa Leitão (PT). A instituição é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. Vinculado ao Ministério da Fazenda, o órgão foi criado, em dezembro de 1964, com o objetivo de modernizar e agilizar setores estratégicos da administração pública.

O Serpro está presente nos mais importantes centros urbanos e financeiros do País, desenvolvendo programas e serviços de informática que permitiram o controle e a transparência da receita e dos gastos públicos. A instituição possui dez unidades regionais, 18 escritórios e seus funcionários estão lotados em mais de 300 municípios brasileiros. “Nesses 40 anos, a empresa continua com a mesma eficiência de trabalho”, destacou o presidente da Alepe, deputado Romário Dias (PFL).

Para a deputada Teresa Leitão, “prover soluções em tecnologia da informação e da comunicação para o êxito das finanças públicas e em benefício da sociedade é o grande desafio da entidade”. “Estamos falando de uma concepção de informática pública para uma sociedade de desiguais, de inclusão digital, de democratização dessas tecnologias para um mercado que nos consome em uma relação de exarcebada e desleal competição”, enfatizou.

O diretor da instituição, Sérgio Rosa, ressaltou a preocupação em estabelecer parcerias com várias redes públicas de informática, além do desenvolvimento de programas de inclusão digital. “Repassar essa tecnologia para a sociedade é uma dívida social que o Serpro faz questão de pagar”, considerou. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Informática e Processamento de Dados, Messias Melo, “a integração da informação entre várias empresas públicas é um grande sonho que começa a ser implementado”.