
Hoje é o aniversário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Nascido no dia 13 de dezembro de 1912, o ícone da música nordestina completaria 95 anos, se estivesse vivo. Para valorizar a data, a Alepe realizou, ontem, uma reunião solene proposta pelo deputado Antônio Moraes (PSDB). A alegria da música de “Gonzagão” tomou conta do Plenário. Em ritmo de forró, personalidades que defendem sua música receberam placas comemorativas.
O produtor cultural Roberto Andrade, a presidente da Sociedade do Forró Pé- de-Serra e Ai!, Tereza Accioly, o divulgador de forró Luiz Moraes Mota e o radialista Ivan Ferraz foram os contemplados. Antônio Moraes ressaltou que esta é a nona vez que a Casa homenageia o aniversário de Luiz Gonzaga. “Quando começamos, éramos críticos do Governo do Estado, porque a Bahia e o Ceará já comemoravam esta data”, afirmou. O parlamentar ressaltou que “nas músicas de Gonzagão está intrinsecamente a mensagem do povo”. “Ele, como porta voz maior de uma imensa população quase sempre esquecida, levou essa mensagem aos homens de poder e, muitas vezes, chegou a sensibiliza-los”, frisou.
Terezinha Nunes (PSDB) presidiu a reunião e lembrou que “Gonzaga foi o maior nome da música regional de todos os tempos”. “Graças ao seu trabalho de divulgação da autêntica música nordestina, os ritmos quentes e contagiantes como o baião, o xote e o forró resistiram às influências estrangeiras e, hoje, dominam os salões aristocráticos e populares”, afirmou. Em nome dos homenageados, o radialista Ivan Ferraz agradeceu a Antônio Moraes e a todos os que fazem a Casa Joaquim Nabuco. “Essa homenagem estimula o trabalho daqueles que buscam dar continuidade à herança do Rei do Baião”, ressaltou.
Personalidades como Petrúcio Amorim, Santana e Alcimar Monteiro prestigiaram o evento. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi representado pela diretora de Cultura da Fundarpe, Têca Carlos. Também estiveram presentes a presidente da Fundação Gilberto Freire, Sônia Freire, a gerente de Música da Prefeitura do Recife, Débora Nascimento, e o deputado Sérgio Leite (PT).