
Total de 658 atendimentos ao dia, 150 empregados e 250 voluntários. Os números mostram a importância do trabalho desenvolvido pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) do Recife, que completou, ontem, dez anos de fundação.
Criada a partir da primeira edição da Campanha Teleton, veiculada no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em 14 de maio de 1999, a unidade foi construída em uma área de 3.175 metros quadrados e possui, também, uma Oficina Ortopédica.
As patologias assistidas na AACD, de acordo com a deputada Miriam Lacerda (DEM), que tratou do assunto, são paralisia cerebral, malformação congênita, lesão encefálica infantil, amputação, acidente vascular cerebral, entre outras.
A integrante do Democratas informou que, em comemoração à data, foi inaugurado um espaço de 1.200 metros quadrados e uma Oficina Ortopédica para atender à demanda interna de órteses e próteses. O objetivo é confeccionar, mensalmente, 60 produtos do tipo, gerando 15 empregos diretos. “O trabalho realizado na unidade é maravilhoso. Em todo o Brasil, a instituição é referência. Parabenizo a todos os que fazem parte dessa família”, pontuou.
A primeira AACD foi criada em 1950, em São Paulo, pelo médico Renato da Costa Bonfim, que atuou e presidiu a instituição até morrer, em 10 de junho de 1976.
Miriam destacou, ainda, que considera justos os Votos de Aplausos e de Congratulações requeridos pelos deputados André Campos (PT) e Clodoaldo Magalhães (PTB), respectivamente.