Política – Homenagem ao legado de João Cleofas Oliveira

Em 04/10/2011 - 00:10
-A A+

Destaque na política pernambucana no século XX e personagem importante na vida pública do Brasil, o legado de João Cleofas de Oliveira norteou, ontem, o discurso proferido pelo deputado Antônio Moraes (PSDB).

Nascido em 10 de setembro de 1899, na cidade de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul do Estado, Cleofas graduou-se em Engenharia, na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em 1920. Na trajetória política, ocupou os cargos de prefeito e vereador da cidade natal. Também foi eleito deputado federal, por cinco vezes, e deputado Constituinte, em 1945. Atuou, ainda, no Congresso Nacional.

“Foi um grande líder, pois sempre optou pelo que era certo, não pelo conveniente. Tenho gratas lembranças de Cleofas, a quem minha saudosa avó Anita Moraes apoiou nos grandes embates políticos”, observou, acrescentando que o maior desencanto do político foi ter sido derrotado, três vezes, em eleições para o Governo do Estado.

Moraes citou uma frase do escritor Blaine Lee, dizendo que a mesma se insere na trajetória de João Cleofas. “Os grandes líderes são como os melhores maestros – eles vão além das notas para alcançar a mágica das melodias.”