
Familiares, amigos, políticos de diversas legendas e autoridades se despediram do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra. O corpo foi velado, ao longo de toda a manhã de ontem, e, às 15h30, deixou o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado para ser levado à cidade de Belo Jardim, no Agreste, onde o político nasceu e pretendia encerrar a carreira pública. Na quadra do Colégio Diocesano, prossegue o velório. O sepultamento está marcado para o início da tarde de hoje, no Cemitério São Sebastião.
Pai do ex-governador José Mendonça Filho, o também conhecido Mendonção tinha 75 anos. Ele morreu, no último domingo (24), depois de passar 22 dias internados para tratar uma infecção, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Antes, ele havia se submetido à cirurgia para retirada de um tumor no intestino. O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), ressaltou o caráter conciliador do ex-deputado. “Homem de posições definidas, sempre defendeu seus ideais. O Estado perde uma figura importante da nossa história”, lamentou.
O governador Eduardo Campos (PSB) também esteve presente e prestou solidariedade à família. “José Mendonça fez política com coerência e criou relações de amizade com representantes de lados opostos, a exemplo do meu avô (Miguel Arraes). Estamos aqui para homenagear uma vida pública de mais de 40 anos dedicada ao nosso Estado”, enfatizou. Muito emocionado, o filho Mendonça Filho afirmou que o pai foi exemplo de vida. “Extremamente verdadeiro, era amigo dos amigos, fiel ao Estado e à sua representação. Franco e grande articulador político, com papel destacado em vários momentos importantes da história de Pernambuco”, elencou.
Sobre o caixão, foram colocadas as bandeiras do Estado e do Santa Cruz Futebol Clube. Mendonça Filho lembrou que o pai foi presidente do clube, em 2001 e 2002, e era grande torcedor. O governador e o prefeito do Recife, João da Costa (PT), decretaram luto oficial. “A Prefeitura do Recife, em meu nome, lamenta a morte do ex-deputado José Mendonça, transmite solidariedade à família e reconhece, mesmo estando em campos partidários opostos, que o ex-deputado teve atuação destacada por Pernambuco”, ressaltou.
Perfil Nome: José Mendonça Bezerra.
Nascimento: 18/01/1936.
Natural: Belo Jardim/PE.
Atividades: Advogado e avicultor.
Vida pública: Ao todo, foram 11 mandatos consecutivos. Quarenta e quatro anos de vida pública.
Partido: DEM * Deputado estadual por três mandatos, na década de 1960.
* Eleito oito vezes deputado federal.
* Deputado constituinte, em 1988, e um dos principais articuladores da aliança União por Pernambuco, composta pelo DEM, PPS, PSDB e PMDB, em 1993. O acordo elegeu Jarbas Vasconcelos governador e definiu as diretrizes do Estado até 2006.
* Casado com Estefânia e pai de seis filhos, entre eles, o ex-governador de Pernambuco Mendonça Filho (atualmente deputado federal).