Decisão de instalar usina nuclear em Itacuruba tem apoio de deputado

Em 01/03/2011 - 00:03
-A A+

A escolha do município de Itacuruba, no Sertão de Itaparica, Interior de Pernambuco, para instalar uma usina nuclear, empreendida pela Eletronuclear, que é vinculada ao sistema público Eletrobras, ganhou destaque no pronunciamento do deputado Rodrigo Novaes (PTC).

Localizado a 30 quilômetros do município de Floresta e 20 de Belém do São Francisco, a usina empregará aproximadamente quatro mil pessoas, além de gerar outros empregos indiretamente. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 10 bi, podendo alcançar R$ 60 bi.

“Esse tipo de empreendimento é visto como preocupante devido ao fato das bombas atômicas e do acidente ocorrido em Chernobyl, em agosto de 1986, mas há avanços importantes nesse segmento tecnológico e evidências de inúmeras usinas que funcionam regulamente em países como os Estados Unidos, França e Japão”, ponderou.

O parlamentar também lembrou que haverá compensação ambiental com o investimento na melhoria das escolas, hospitais e nas estradas. “Estive com o representante da Eletronuclear em Pernambuco, Carlos Henrique Mariz, que me passou informações importantes, esclarecendo as questões de segurança ambiental”, pontuou o parlamentar, destacando ter encaminhado o pedido de uma audiência pública, coordenada pela Frente Parlamentar de Interiorização do Desenvolvimento, para tratar o assunto. O debate deverá ocorrer em conjunto com as Comissões de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia.