Frente de Comunicação da Alepe encerra atividades

Em 22/05/2012 - 00:05
-A A+

A Palestra Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa, proferida pelo ex-governador Roberto Magalhães, encerrou, ontem, no auditório da Alepe, as atividades da Frente Parlamentar de Comunicação da Assembleia Legislativa, instalada em junho de 2011. “Foi um grande exercício de política interativa que enriqueceu o trabalho e possibilitou um diagnóstico do cenário da comunicação no Estado”, frisou o coordenador do grupo, deputado Ricardo Costa (PTC).

O relatório final com as sugestões será encaminhado aos parlamentares e poderá se transformar em proposições. “Agradeço a todos os deputados pelo apoio”, acrescentou Costa, referindo-se, também, ao presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), que participou do evento; demais integrantes da Mesa Diretora e da Frente, além dos funcionários do Parlamento.

No período, foram realizadas 22 audiências públicas. Onze em cidades do Interior, e as demais na Região Metropolitana do Recife, a fim de ouvir sugestões dos setores da cadeia produtiva da comunicação, sociedade civil, professores, estudantes, empresários e políticos. Todos abordaram os seguintes eixos temáticos: Educação, Mídia Digital, Comunicação Participativa, Economia, Instituições e Legislação.

Para Roberto Magalhães, não há democracia sem liberdade de imprensa. “Mesmo que o presidente tenha sido eleito pelo voto popular, não adianta ter um regime democrático e fazer um governo autoritário, a exemplo das atuais gestões da Argentina e do Equador. Afinal, por mais que a imprensa tenha defeitos, ela é fundamental à democracia”, avaliou, acrescentando comentários favoráveis a várias Constituições como a da França e a dos Estados Unidos.

Por fim, Magalhães sugeriu ao colegiado criar um Comitê Estadual de Comunicação e promover incentivos à produção independente.

Também integram o grupo de trabalho da Alepe os deputados Ângelo Ferreira (PSB), Aluísio Lessa (PSB), Eriberto Medeiros (PTC), Everaldo Cabral (PTB) e Tony Gel (DEM).