Na última sexta (10), foi realizada a 6ª reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina em Pernambuco, no município de Araripina, no Sertão do Araripe. Solicitada pela deputada Socorro Pimentel (União), a reunião teve o objetivo de escutar as demandas locais e mapear os impactos que a obra da ferrovia causará no desenvolvimento regional, especialmente no trecho que liga a cidade de Salgueiro, no Sertão Central, ao Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
A conclusão do trecho vai gerar empregos devido ao escoamento da produção de várias cadeias produtivas, como a do polo gesseiro do Araripe. A ligação direta ao Porto de Suape barateia os custos de logística.
Foram ouvidos os representantes do Crea-PE, da Fiepe, dos sindicatos dos petroleiros, dos ferroviários e das associações dos arranjos produtivos locais do Araripe. O encontro foi comandado pelo deputado João Paulo (PT), coordenador da Frente Parlamentar. Prefeitos e vereadores das cidades da região também marcaram presença.