Assembleia inicia curso de formação antirracista

Em 22/03/2024 - 15:03
-A A+

OBJETIVO – Capacitação visa fomento da reflexão crítica sobre questões raciais e construção de cultura organizacional antirracista. Foto: Rebeca Alves. 

Teve início, nessa sexta (22), a Formação Alepe Antirracista – curso presencial voltado para colaboradores do Legislativo estadual, que tem como objetivo fomentar a reflexão crítica sobre as questões raciais, estimulando a construção de uma cultura organizacional antirracista e inclusiva dentro do ambiente de trabalho. A iniciativa faz parte do projeto Jornada Antirracista da Alepe, iniciado em 2023. Com encontros quinzenais, a capacitação será formada por cinco módulos. O primeiro deles, lançado hoje, teve como tema os ‘Fundamentos do letramento racial e do antirracismo’.

Uma das coordenadoras do módulo inicial, a professora Juliana Keila reforçou a função social que a ação carrega: “O letramento racial é fundamental para o combate ao racismo. Ter um projeto como esse, que discute o aprofundamento da temática antirracista, mesmo fora do mês da Consciência Negra, é fundamental para os colaboradores da Alepe. E isso gera um impacto em toda a sociedade”, delineou. 

PROCESSO DE MUDANÇA – “O letramento racial é fundamental para o combate ao racismo”, destacou a professora Juliana Keila. Foto: Rebeca Alves.

O módulo de abertura do curso também teve aulas do professor e pesquisador da UFPE, Lepê Correia, que também fez parte da coordenação pedagógica da Jornada Alepe Antirracista. “Isaltino Nascimento (superintendente-geral da Alepe) me convidou em maio do ano passado, trazendo essa ideia de um projeto antirracista. Em parceria com os mestres formadores da coordenação, fundimos nossos trabalhos e nos juntamos à Alepe para colocar essas pautas em prática.” relembrou.

“Estamos dando continuidade a esse projeto e já definimos uma série de iniciativas. Uma delas foi o Caderno da 1ª Jornada Antirracista, um compilado de todas as palestras já ministradas desde 2023 dentro deste projeto. E agora colocamos em prática esta formação interna dos servidores, desde a parte administrativa até os gabinetes, preparando a Assembleia Legislativa para atender à expectativa dessa luta contra a desigualdade racial”, salientou Isaltino.

EQUIPE PEDAGÓGICA – Professor e pesquisador da UFPE, Lepê Correia também coordenará aulas iniciais do curso. Foto: Rebeca Alves.

Compartilhando do reconhecimento da importância do projeto, o superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), José Humberto Cavalcanti, frisou os comportamentos de uma sociedade que construiu-se com base na desigualdade, celebrando assim o papel da Jornada: “Há uma discriminação geral, o racismo que vem perdurando há mais de 500 anos. E o projeto tem papel fundamental em trazer uma conscientização, evitando comportamentos prejudiciais para nossa sociedade”, destacou.

Servidora da Alepe, Maria da Guia parabenizou o perfil abrangente do curso. “As instituições precisam ter esse compromisso de trazer à tona a luta antirracista. Acho muito bom que não é algo pontual, e sim um real processo de formação”.

Capacitação – O curso de Formação Alepe Antirracista segue até o dia 23 de agosto, com encontros quinzenais. Além do tema inicial, os demais assuntos serão destacados nos próximos módulos: Racismo estrutural e suas manifestações, Desconstruindo o racismo e construindo uma identidade antirracista, Construindo uma cultura organizacional antirracista e inclusiva, e Monitoramento e avaliação.