Feito em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o projeto Alepe Acolhe é uma ação da Assembleia Legislativa de Pernambuco que oferece estágio remunerado a jovens que vivem em casas de abrigo e aguardam processo de adoção.
O programa acontece desde 2019, e busca promover a inserção, no mercado de trabalho, de adolescentes em situação de vulnerabilidade. Desde o início do programa, 28 jovens foram atendidos pelo Alepe Acolhe.
Em setembro de 2024, a iniciativa foi formalmente institucionalizada na Casa, com a aprovação da Resolução n° 2021/2024. Em novembro deste mesmo ano, a ação ganhou o 4° Prêmio Prioridade Absoluta, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A premiação nacional é entregue a iniciativas voltadas à promoção, à valorização e ao respeito dos direitos de crianças e jovens. A Alepe foi contemplada no eixo temático Medidas Protetivas, na categoria Legislativo.
Para 2024, está previsto o lançamento de uma segunda fase do projeto, que deve buscar parcerias para viabilizar a empregabilidade no mercado formal de trabalho dos participantes do programa. A iniciativa é gerida pelo Departamento de Projetos Sociais Institucionais da Alepe.
Em 2020, a iniciativa recebeu o prêmio de “Melhor Projeto Social”, durante a conferência anual da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Atualizado em 18/12/2024