Solene celebra 105 anos da presença da comunidade japonesa no Estado

Em 15/06/2023 - 10:06
-A A+

HOMENAGEM – Evento também foi marcado pela instituição do Dia Estadual do Imigrante Japonês e seus Descendentes. Fotos: Giovanni Costa

A comunidade nipônica do Estado reuniu-se na Alepe, em sessão solene nesta última quarta-feira (14), para comemorar os 105 anos da imigração japonesa em Pernambuco, bem como os 50 anos da Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR). 

O evento também foi marcado pela instituição do Dia Estadual do Imigrante Japonês e seus Descendentes, que foi aprovado recentemente pela Alepe, por meio da Lei n.º 18.153, de 17 de maio de 2023, de autoria do deputado Antônio Moraes (PP). A data será comemorada anualmente em Pernambuco no dia 18 de junho – dia da chegada do Kasato-Maru, primeiro navio com imigrantes japoneses.

A solenidade foi comandada pelo deputado Antônio Moraes (PP), propositor da homenagem. “Há 105 anos contribuindo solidamente para a economia pernambucana, a comunidade japonesa conta também com um calendário que agrega fortemente na multiplicidade cultural do Estado. Por isso, faz-se necessário registrar e celebrar o aniversário da imigração, que é onde tudo começou”, disse o parlamentar. 

DATA – “É um dia muito importante para todos nós”, destacou Hiroaki Sano, cônsul-geral do Japão.

“Graças ao projeto de lei da Alepe, temos agora um Dia Estadual do Imigrante Japonês e seus Descendentes para comemorar todos anos em Pernambuco. Essa data deixa toda nossa comunidade japonesa feliz e honrada”, disse o presidente da ACJR, Kenichi Iwata Júnior.

Já o cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano, destacou que “é um dia muito importante para todos nós, já que marca a nossa chegada ao Brasil. Agradeço a todos os deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que aprovaram recentemente um dia para celebrar nosso povo”. 

A Reunião Solene também foi marcada pelas apresentações do Coral Vozes de Pernambuco, composto por funcionários da Casa Joaquim Nabuco, e do Tambor Japonês Ren Taiko, ligado à Associação Japonesa do Recife.

Marcaram presença na solenidade: a deputada Débora Almeida (PSDB); o cônsul-geral Adjunto do Japão, Masami Ohno; a secretária-executiva de Relações Internacionais, Mariana Pereira Melo; e o presidente da Associação Japonesa de Bonito, Carlos Raruta.

Imigração japonesa

Em 1908, o navio Kasato Maru transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses por meio de um acordo celebrado entre Brasil e Japão. O primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses era formado por 165 famílias, com um total de 781 pessoas que vieram trabalhar nos cafezais do oeste de São Paulo. A embarcação saiu de Kobe e, 52 dias depois, terminou no Porto de Santos, em 18 de junho do mesmo ano.

Desde a chegada de Asanosuke Gemba, primeiro japonês a se estabelecer em terras pernambucanas em 1918, iniciou-se o processo de imigração japonesa para o Estado, marcado por inúmeras trocas materiais e culturais. 

Associação Cultural

Localizada no bairro da Várzea, a Associação Cultural Japonesa do Recife foi fundada em 1972 por imigrantes e descendentes de japoneses residentes em Pernambuco, e é dedicada à prática, divulgação, e ao ensino da cultura e da língua japonesa na capital pernambucana.

À ACJR, cabe a missão de manter viva a chama da cultura japonesa, praticando, transmitindo e divulgando-a. A Associação Cultural Japonesa do Recife é coordenada por uma diretoria voluntária, que mantém as atividades de gateball, origami, temari, futebol, kendo, taiko e aulas de língua japonesa, além de festividades voltadas à integração dos associados ou à divulgação externa da cultura e arrecadação de verba para manutenção das instalações.

Em breve, a instituição pretende publicar um livro em que possa concentrar, organizar e apresentar um conteúdo historiográfico da ACJR. A organização ficará sob a responsabilidade de profissionais voluntários que fazem parte da Associação Cultural Japonesa do Recife e da Coordenadoria de Estudos da Ásia – CEÁSIA-UFPE, que apoia a publicação institucionalmente.

Representação consular

O Recife é a sede do Consulado Geral do Japão no Nordeste. Instalado pelo diplomata Yoshizo Saito, no dia 5 de janeiro de 1962, a representação consular atualmente está sob a chefia do cônsul-geral Hiroaki Sano e abrange os seguintes estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.