Saída de general do Governo após vídeo do 8 de janeiro repercute no Plenário

Em 20/04/2023 - 14:04
-A A+

PRISÃO – Para Coronel Alberto Feitosa, general Gonçalves Dias deveria ter o mesmo tratamento que Anderson Torres. Foto: Roberto Soares

A descoberta de novas imagens do general da reserva Gonçalves Dias dentro do Palácio do Planalto durante os ataques de 8 de janeiro repercutiu no Plenário da Alepe nesta quinta (20). Os vídeos, publicados pela emissora de TV CNN, mostram Gonçalves Dias circulando entre os invasores no Palácio do Planalto na ocasião. A divulgação das imagens fez o militar pedir afastamento do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. 

Na avaliação do deputado Coronel Alberto Feitosa(PL), o general Dias deveria ser preso. Ele defendeu que o militar receba o mesmo tratamento dado ao  ex-secretário de segurança do Distrito Federal Anderson Torres, preso por suspeita de omissão no inquérito que apura os atos terroristas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano. 

Ouça os pronunciamentos feitos na Reunião Plenária

VANDALISMO – “É lamentável ver alguém ligado ao presidente facilitando a entrada de pessoas no Palácio naquele dia”, declarou Joel da Harpa. Foto: Roberto Soares

“Se ele traiu o presidente Lula, precisa ser preso. Mas a minha hipótese é que ele é cúmplice de Lula, então ele teria que ser preso e Lula afastado da presidência, como ocorreu com o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha”, argumentou. No dia 16 de março, o governador do DF, afastado do cargo pelo STF um dia depois dos ataques, voltou ao cargo após a revogação da medida.

Na mesma linha, Joel da Harpa (PL) defendeu a instalação de uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional para apurar o episódio. O deputado pontuou ainda que pernambucanos permanecem presos pelos atentados do 8 de janeiro.  “Enquanto centenas de pessoas vão responder judicialmente por conta dos atos desse dia, vemos uma cena lamentável como essa: alguém ligado ao presidente liberando e facilitando a entrada de pessoas no Palácio do Planalto”, observou. 

Pessoas com deficiência

INCLUSÃO – João Paulo Costa anunciou PL para aumentar número de vagas para pessoas com deficiência em concursos. Foto: Roberto Soares

O deputado João Paulo Costa (PCdoB) anunciou um projeto de lei para aumentar de 5 para 10% as vagas destinadas a pessoas com deficiência em concursos públicos estaduais. A proposta também determina que a avaliação médica dos candidatos aprovados para esses cargos seja realizada por profissionais especializados. 

“A proposta visa garantir que essas pessoas possam ter um diagnóstico preciso para participar desses concursos. Muitas delas pessoas não têm condições financeiras para correr atrás dos seus direitos ou procurar um advogado quando não a participação no concurso não é efetivada”.

Participação

CIDADANIA – João Paulo vai participar de congresso internacional sobre participação popular na gestão pública. Foto: Roberto Soares

A escuta da população é fundamental para o êxito de qualquer governo. A afirmação é do deputado João Paulo (PT),  que é um dos convidados do primeiro Congresso Internacional de Participação Cidadã e Descentralizada, Yo Participo, a ser realizado em Córdoba, na Argentina, no próximo dia 27. No encontro, o parlamentar vai apresentar um painel sobre a experiência do Orçamento Participativo desenvolvido em suas duas gestões como prefeito do Recife, entre 2001 e 2008. 

Na tribuna, o deputado ainda destacou que a escuta popular nas decisões sobre investimentos públicos fortalece a democracia que, na análise de João Paulo, vem sofrendo ameaças em todo o mundo. “As democracias da atualidade não estão mais conseguindo garantir a sobrevivência de importantes setores da sociedade, devido à radicalização das relações entre governantes e representados”, considerou.