Comissão de Educação discute reformulação do Novo Ensino Médio nesta terça

Em 03/04/2023 - 17:04
-A A+

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza nesta terça-feira (04), às 9h30, uma audiência pública sobre a reformulação do Novo Ensino Médio (NEM), no auditório Sérgio Guerra. O tema vem mobilizando intenso debate e protestos em todo o Brasil porque o NEM, que entrou em vigor nas escolas em 2022 e deverá ser finalizado até 2024, vai alterar profundamente o modelo de aprendizagem adotado pelas escolas públicas e privadas do País, como mudanças na grade curricular, carga horária e itinerários formativos. O presidente do colegiado, deputado Waldemar Borges (PSB), convidou representantes de várias entidades para que o debate seja o mais amplo possível.

A proposta está sendo criticada principalmente por estudantes, que apontam problemas como falta de estrutura nas escolas, formação inadequada de professores e diminuição da carga horária de disciplinas tradicionais. Eles solicitam a reformulação ou mesmo a revogação do NEM. O Ministério da Educação decidiu então abrir uma consulta pública para discutir a implementação do Novo Ensino Médio. “Queremos nos aprofundar sobre o NEM e saber as opiniões favoráveis e contrárias ao modelo adotado no Brasil. Vamos ouvir entidades da sociedade civil, a comunidade escolar, os profissionais do magistério, as equipes técnicas dos sistemas de ensino, os estudantes, os pesquisadores e os especialistas do campo da educação para levarmos o que foi discutido na audiência pública para o Ministério da Educação”, adiantou Waldemar Borges.

Já confirmaram presença no evento o diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Gregório Durlo Grisa; a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Educação do MPPE; a promotora de Justiça Isabela Rodrigues Bandeira Carneiro Leão; a representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, professora Valéria Conceição da Silva; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação e presidente da Fundaj, Márcia Ângela; o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano; o presidente da Associação de Pais de Alunos das Escolas Pública e Privada de Pernambuco (Aspape), Reginaldo Valença; o representante do Conselho Estadual de Educação (CEE), Inácio José Feitosa Neto; e a vice-presidenta da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime) e dirigente municipal de Igarassu, Andreika Amarante.

Os estudantes serão representados pelo vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes-PE), Inaldo Lucas; e pela presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes-PE), Roberta Ponte. Também foram convidados a presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns (Uesg), Bianca Lima; e o presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), Evandro José.