Alepe dá início ao calendário anual de trabalhos legislativos

Em 08/02/2023 - 17:02
-A A+

COESÃO – Segundo o presidente Álvaro Porto, a Mesa Diretora se pautará “pelo debate democrático e produtivo, em favor do bom funcionamento da Casa”. Foto: Roberto Soares

“No processo de construção coletiva de consensos, estaremos vigilantes para acolher divergências, mas buscando a convergência de ideias e ações.” As palavras foram proferidas pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), durante a Reunião de Instalação da 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 20ª Legislatura, nesta quarta (8). Realizado no Auditório Sérgio Guerra, o evento contou com a participação do secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, que apresentou os desafios e prioridades do Governo Raquel Lyra nos próximos quatro anos.

Porto reforçou que a Casa de Joaquim Nabuco buscará atuar em diálogo com o Poder Executivo, de modo a oferecer os melhores resultados para os pernambucanos. Ele ressaltou, entretanto, o protagonismo do Legislativo nos debates. “É nosso desafio fazer com que a Assembleia siga cumprindo seu papel, atuando com autonomia, independência e em sintonia com as demandas e os anseios da população”, registrou o parlamentar.

O presidente ainda indicou como pretende conduzir a gestão da Alepe. “A Mesa Diretora primará pela coesão no desempenho das suas atribuições, preservando individualidades, respeitando diferenças, mas sempre se pautando pelo debate democrático e produtivo, em favor do bom funcionamento da Casa”, concluiu.

Executivo

Representando a governadora Raquel Lyra, o secretário Túlio Vilaça afirmou que a colaboração entre os Poderes constituídos é condição necessária para garantir avanços em Pernambuco. A mensagem lida pelo gestor frisou ser preciso resolver carências básicas da população, como acesso a água, comida, saneamento e moradia. “São agendas que deveriam ter ficado no passado, mas que ainda precisam ser sanadas no presente”, enfatizou.

GOVERNO – “Com diálogo, respeito e muito trabalho, conseguiremos alcançar os objetivos propostos”, discursou o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça. Foto: Roberto Soares

Ele expressou vontade de atuar “de maneira integrada, transversal e proativa” diante de problemas como a violência contra as mulheres e a falta de perspectiva para crianças e jovens. “Diálogo e cooperação são premissas do trabalho do Governo de Pernambuco daqui para frente. Nosso povo precisa que Executivo, Legislativo e Judiciário colaborem entre si para fazer avançar projetos capazes de resolver os velhos problemas e construir o futuro que a nossa história merece.”

Ao expor as prioridades da gestão para a Educação, o secretário indicou a abertura de creches e melhorias nas condições de trabalho para os professores. Na Saúde, a redução de filas de exames e procedimentos cirúrgicos, além da ampliação da vacinação. Na área da Segurança Pública, disse que será dado foco à inteligência e à aproximação das forças policiais com a sociedade. A mensagem salientou, ainda, o compromisso de trabalhar em conjunto com as prefeituras no enfrentamento a eventos recorrentes como a seca no Interior e as enchentes na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.

Para garantir o crescimento e a geração de empregos, as apostas estão na simplificação e desburocratização de processos, na racionalização de regras, na melhoria no ambiente de negócios e em parcerias com investidores. “Nosso Estado possui enormes potenciais, do agronegócio ao desenvolvimento de tecnologias de ponta, passando por energias renováveis, economia criativa e indústria”, pontuou. “Temos absoluta certeza de que, com diálogo, respeito e muito trabalho, conseguiremos alcançar as metas propostas, que são também os objetivos de todos o povo pernambucano.”

Contexto

Inicialmente prevista para ocorrer na última segunda (6), a Reunião de Instalação foi adiada para esta quarta em virtude das fortes chuvas que atingiram o Recife no início da semana. No encontro inaugural da legislatura, os parlamentares ainda fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-deputado e superintendente de Comunicação Social da Casa, Ricardo Costa, que faleceu nessa terça (7) em decorrência de um câncer.