
DESTAQUES – Antônio Vinícius Barbosa, Blenda Oliveira e Laisy Souza conquistaram os três primeiros lugares na etapa estadual. Foto: Roberta Guimarães
É possível mudar o senso comum de que “política não se discute”? A estudante do 3º ano do Ensino Médio Blenda Conceição Souza de Oliveira acredita que sim, e indica o caminho: por meio da educação. Com esse mote, a jovem venceu o concurso de redação sobre “A Importância do Poder Legislativo para o Exercício da Cidadania”, promovido pela Alepe em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A premiação ocorreu nesta terça (13), na sede da Assembleia.
Em sua primeira vez no Parlamento pernambucano, a aluna da Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu (Região Metropolitana do Recife), fez um apelo para que a Casa de Joaquim Nabuco busque promover cada vez mais a participação popular: “A sociedade deveria ser mais presente no Poder Legislativo, mas este também poderia ser mais acessível, não só para os estudantes, mas para todos os cidadãos”, observou Blenda.

EMPENHO – Eriberto Medeiros citou esforços de parlamentares e servidores da Alepe: “Em casas como esta nascem grandes conquistas e direitos”. Foto: Roberta Guimarães
Outros 15 estudantes foram premiados na primeira edição do concurso, que recebeu 1.480 redações. Cada uma das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) elegeu um vencedor local, premiado com certificado e smartphone. Entre esses textos, foram escolhidos os três ganhadores da etapa estadual, que terão direito a uma viagem de três dias a Brasília (DF). A estadia incluirá vivência legislativa na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, além de visitas ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O segundo colocado na disputa, que movimentou unidades da rede pública de ensino de todo o Estado, foi o estudante Antônio Vinícius Oliveira Barbosa, da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Governador Barbosa Lima, no Recife. Ele revelou a ansiedade em embarcar já nesta quarta (14) para a Capital Federal: “Sempre vi fotos e quis conhecer pessoalmente Brasília. Agora vou realizar esse desejo”.
Laisy Iasmin de Araújo Souza, autora da terceira melhor redação do concurso, aproveitou a ocasião para defender a participação do jovem na política. “Isso é de suma importância para que, desde cedo, os cidadãos possam exercer seus direitos”, avaliou a aluna da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho, em Petrolina (Sertão do São Francisco).
Solenidade

AVALIAÇÃO – Para o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, disputa estimulou a rede escolar e teve “valor precioso para a democracia”. Foto: Roberta Guimarães
A entrega das premiações reuniu gestores, professores, estudantes e parlamentares no Auditório Sérgio Guerra. O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB), destacou a importância de o Legislativo criar pontes com outros Poderes, órgãos e instituições, atuando como “porta voz” da população. “Todos os parlamentares e servidores têm real interesse em que a população entenda porque existimos. Em casas como esta nascem grandes conquistas e direitos sociais”, expressou.
Para o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, o concurso estimulou a rede escolar e teve “valor precioso para a democracia”. “A reflexão sobre o papel do Legislativo é importante principalmente neste momento de eleição”, emendou. Superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), José Humberto Cavalcanti reforçou que, com a ação, as ideias puderam alcançar os jovens em um cenário no qual “democracias são atacadas no mundo inteiro”. A deputada Teresa Leitão (PT) também participou da cerimônia.