Padre Reginaldo Veloso recebe homenagem póstuma

Em 10/08/2022 - 10:08
-A A+

TRIBUTO – Deputado João Paulo entregou título a esposa e filho do homenageado. Foto: Nando Chiappetta

Na última terça (9), a Alepe prestou uma homenagem póstuma a Reginaldo Veloso, ex-pároco do Morro da Conceição e exemplo de uma vida dedicada às comunidades mais necessitadas. Morto no último dia 19 de maio, aos 84 anos, vítima de complicações de um câncer na bexiga, Padre Reginaldo também fez parte do Movimento dos Trabalhadores Cristãos e destacou-se na militância contra a ditadura militar. 

Nascido no município de São José da Lage, em Alagoas, o homenageado com o título de Cidadão Pernambucano in memorian entrou no Seminário do Recife em 1951. Após um período em Roma, retornou para assumir a Paróquia de Santa Maria, no bairro da Macaxeira, seguindo dez anos depois para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte da capital. Em razão de sua adesão à Teologia da Libertação e de suas atividades sociais, foi suspenso das funções sacerdotais em 1989 pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso. Continuou com o trabalho nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

“Seu exemplo seguirá adiante para os moradores do morro, a classe trabalhadora, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, povos originários e todas as gentes comprometidas com a justiça social, a democracia e uma igreja alinhada aos mais pobres”, declarou o autor do requerimento da homenagem, deputado João Paulo (PT). O diploma de cidadão pernambucano foi entregue pelo parlamentar para Edileuza Veloso, viúva de Reginaldo, e para João Veloso, filho do homenageado.