
PREVENÇÃO – Iniciativa partiu da Primeira Secretaria da Casa, comandada por Clodoaldo Magalhães. Foto: Roberto Soares
“Pare. Se toque. Se previna.” Esse é o mote da campanha de sensibilização e conscientização sobre o câncer de mama promovida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ao longo deste mês. Para marcar o Outubro Rosa, a instituição apostou em outdoors, blitzes, peças teatrais e distribuição de material informativo em pontos estratégicos do Recife e da Região Metropolitana.
A iniciativa partiu da Primeira Secretaria da Casa, comandada pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). A ação pretende alertar sobre a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. O autoexame frequente e outros testes que podem detectar a enfermidade precocemente são incentivados, bem como a adoção de hábitos saudáveis que visam prevenir os vários tipos de câncer.
A campanha vem ocorrendo em locais de grande movimentação e em alguns parques da Capital. “A divulgação foi intensificada durante este mês, mas é preciso lembrar que a maior parte das mulheres ficou cerca de dois anos sem procurar os serviços de saúde, em razão da pandemia da Covid-19”, lembrou o parlamentar, que também é médico. “Por isso, a convocação é ainda mais necessária e pode salvar vidas.”
Até o fim de outubro, as fachadas do Museu Palácio Joaquim Nabuco e do Edifício Miguel Arraes de Alencar, sede da Alepe, estão iluminadas na cor rosa. Desde 2008, o Poder Legislativo pernambucano se engaja, anualmente, no movimento internacional que tem o laço rosa como símbolo da luta contra o câncer de mama.
Além disso, na última semana deste mês, haverá uma atividade especial para marcar o encerramento da ação. “A campanha terminará, mas esperamos que a conscientização seja permanente”, frisou Magalhães.
Veja o vídeo preparado pela Alepe para o Outubro Rosa: