Teresa Leitão repudia fala do ministro da Educação sobre acesso a universidades

Em 12/08/2021 - 14:08
-A A+

PRINCÍPIO – “Constituição Brasileira afirma que a educação é direito de todos e dever do Estado.” Foto: Jarbas Araújo

“A Universidade deveria, na verdade, ser para poucos, no sentido de ser útil à sociedade.” A frase do ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi alvo de críticas da deputada Teresa Leitão (PT), na Reunião Plenária desta quinta (12). Na avaliação da parlamentar, o entendimento do gestor federal fere os princípios da Constituição e desrespeita o povo brasileiro.

“Repudio esta declaração, que revela o desconhecimento total do ministro sobre a nossa Carta Magna. A Constituição afirma que a educação é direito de todos e dever do Estado, abrangendo todos os níveis, territórios, classes e idades”, disse a petista, que criticou a gestão do ministério. “Temos a menor taxa de inscrição da história do Enem”, lamentou.

Para a deputada, a compreensão de que apenas uma parcela da população deveria acessar o Ensino Superior e os demais, seguir para a formação técnica “é uma volta ao passado”. “Remonta à divisão social do trabalho, na qual uns fazem o serviço intelectual e a grande maioria fica restrita ao trabalho braçal”, analisou.