Deputados cobram retomada da Operação Carro-Pipa

Em 18/03/2021 - 17:03
-A A+

ARTICULAÇÃO – “Peço ao governador Paulo Câmara que intervenha, para que o programa volte a funcionar o mais rápido possível no Estado”, apelou Ferraz. Foto: Evane Manço

Na Reunião Plenária desta quinta (18), os deputados Fabrizio Ferraz (PP) e Antonio Fernando (PSC) lamentaram a suspensão, no fim do ano passado, do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, conhecido como Operação Carro-Pipa. Segundo eles, o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Exército, responsáveis pela iniciativa, aguardam a aprovação do Orçamento da União de 2021 para que os recursos sejam liberados.

“Peço ao governador Paulo Câmara que intervenha, a fim de que o programa volte a funcionar o mais rápido possível no Estado”, apelou Ferraz, ressaltando que a ação é de fundamental importância para a vida de milhões de famílias nordestinas que sofrem com os efeitos causados pela escassez de água. “Por mais que o Governo do Estado esteja investindo na construção de barragens e adutoras, essa paralisação atingiu em cheio os moradores do Agreste e do Sertão”, frisou. 

O parlamentar informou também que, em 2020, a média mensal de atendimento foi de cerca de dois milhões de pessoas em 600 municípios. Conforme explicou, a Operação Carro-Pipa permite o abastecimento de cisternas comunitárias com 20 litros de água por dia, por habitante. “Os números retratam a relevância”, pontuou.

Para Fabrizio Ferraz, é necessário que haja uma articulação entre as autoridades públicas para que o programa seja retomado. O deputado convocou a bancada federal de Pernambuco para que se mobilize com o propósito de encontrar uma solução: “Devemos unir esforços para superar esse problema”.

DÍVIDA – Regularização de pagamentos a motoristas e donos de carros-pipa também é urgente, apontou Fernando. Foto: Evane Manço

Por sua vez, Antonio Fernando destacou que a regularização dos pagamentos devidos aos motoristas e donos de carros-pipa, que estariam sem receber há três meses, também é uma questão urgente. “Tem afetado, inclusive, a economia dos municípios, gerando um problema em cadeia. Em Ouricuri (Sertão do Araripe), um dono de posto de gasolina possui várias dívidas acumuladas desses trabalhadores, que costumam comprar combustível a prazo”,  salientou.

Além disso, o aumento do valor do combustível e a falta de reajuste do preço do quilômetro rodado nas entregas há oito anos resultaram em protestos de pipeiros do Sertão de Pernambuco e da Bahia. “Peço ao Governo Federal que regularize a oferta de água e também o pagamento aos motoristas o quanto antes”, solicitou o deputado do PSC.

Pesar

Fabrizio Ferraz pediu um minuto de silêncio em memória de seis moradores de Floresta (Sertão de Itaparica) que morreram em um acidente de carro na noite da última quarta (17). “Eles estavam voltando de consultas médicas no Recife e, infelizmente, perderam a vida”, lamentou.