
ACORDO – Parceria entre Sindsprev-PE e Amupe viabilizará exames. “Vai dar mais segurança aos trabalhadores e frequentadores das agências”, avaliou. Foto: Jarbas Araújo
Por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev-PE) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), as cidades pernambucanas irão viabilizar a testagem dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB) na Reunião Plenária desta quinta (15).
Segundo o parlamentar, o acordo se deu durante videoconferência que reuniu o presidente da Amupe, José Patriota, e representantes da entidade de classe. “Também participei do encontro virtual e destaco a importância da decisão, que vai possibilitar mais segurança aos trabalhadores e frequentadores das agências do INSS no Estado”, frisou Nascimento.
Com o retorno das atividades presenciais, o Sindsprev-PE realizou vistorias nas Agências da Previdência Social (APSs) e acompanhou as comissões criadas nas quatro gerências executivas. Mas, de acordo com o deputado, a testagem era uma reivindicação dos funcionários que não vinha sendo cumprida por parte do órgão federal, sob a alegação de que ela não consta no protocolo sanitário.
“Preocupado com a saúde e a segurança sanitária dos servidores, o sindicato procurou articular-se com diversas entidades, e a Amupe foi uma delas. Por meio dessa parceria, os trabalhadores diagnosticados com a Covid-19 deverão ficar em quarentena e serão dispensados das atividades presenciais, como preveem os protocolos sanitários”, salientou o socialista.
Nascimento acrescentou que o presidente da Amupe considerou justa a solicitação e se comprometeu a viabilizá-la junto aos gestores municipais. Em agradecimento, o parlamentar apresentará Voto de Aplausos à associação. “Pernambuco será o primeiro Estado a adotar a prática”, disse, enfatizando que a medida será divulgada pela Confederação Nacional de Municípios nesta sexta (16). “Patriota deve sugeri-la às demais entidades municipalistas do Brasil.”