
COVID-19 – “Muitos adultos perderam o trabalho, a fome aumentou e há mais vulnerabilidade rondando nossas crianças e jovens.” Foto: Reprodução/Roberta Guimarães
O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, motivou pronunciamento da deputada Simone Santana (PSB) na Reunião Plenária desta quinta (11). Segundo a governista, que coordena a Frente Parlamentar da Primeira Infância da Alepe, a campanha deste ano chama atenção sobre os perigos da prática se tornar ainda mais comum com a pandemia do novo coronavírus.
“Ainda não temos dados sobre os impactos da Covid-19 nessa realidade, mas sabemos que muitos adultos perderam o trabalho, que a fome aumentou e há mais vulnerabilidade rondando nossas crianças e jovens”, alertou a parlamentar, que discorreu sobre os principais prejuízos do trabalho precoce, como o aumento da evasão escolar, a diminuição do desempenho educacional, além de traumas e maior exposição das vítimas à violência sexual e a agressões físicas.
A socialista pontuou também a maior vulnerabilidade de crianças negras e pobres. “Como podemos esperar que crianças negras, pardas, moradoras de nossas periferias sejam livres para construir seus destinos, se são privadas do direito fundamental à infância?”, questionou.
Vice-presidente da Alepe, Simone Santana elogiou, por fim, a Mesa Diretora da Casa por acolher a campanha nacional, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti). “Toda ação que envolve a defesa da infância precisa do esforço de todos”, opinou.
O discurso recebeu o apoio dos deputados Teresa Leitão (PT), Isaltino Nascimento (PSB), Tony Gel (MDB), Antonio Fernando (PSC) e João Paulo (PCdoB), que se manifestaram em apartes. “Alguns acham que trabalhar pode ser utilizado como princípio educativo, mas isso não ocorre com crianças, que precisam do acolhimento, do convívio social, do direito a brincar e da escola”, frisou a petista.
Nascimento, por sua vez, falou sobre a importância da luta no ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa três décadas. Tony Gel relatou os prejuízos sentidos pelo trabalho precoce e Fernando defendeu a ampliação do Ensino Integral. “É uma grande ferramenta contra o trabalho infantil”, avaliou. “Se não cuidarmos do presente, comprometeremos milhões de vidas futuras”, concluiu João Paulo.