
DOAÇÃO – Parlamentar destacou exemplo do MST, que tem distribuído alimentos em Santa Maria da Boa Vista e no Recife. Foto: Reprodução /Jarbas Araújo
O trabalho de entidades e pessoas empenhadas em reduzir o sofrimento dos mais pobres durante a pandemia foi destacado pelo deputado João Paulo (PCdoB) na Reunião Plenária desta quinta (16). Segundo ele, enquanto o Governo Federal contribui para a disseminação do novo coronavírus desestimulando o isolamento social, várias iniciativas têm sido realizadas para ajudar quem mais precisa.
O primeiro exemplo citado pelo parlamentar foi o do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que entregou alimentos, na semana passada, para famílias carentes de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. “Integrantes de assentamentos no município coletaram frutas e verduras, chegando a uma quantidade superior a três toneladas”, elogiou João Paulo.
O comunista também comentou a ação do Armazém do Campo no Recife. A entidade ligada ao MST comercializa produtos vindos de assentamentos e de experiências de reforma agrária. “Todos os dias, a população de rua do Centro da cidade tem recebido marmitas, em ação conjunta com a Arquidiocese de Olinda e Recife”, pontuou.
João Paulo ainda enfatizou iniciativa de uma família sem-terra de Santa Catarina que está produzindo álcool 70% para o Hospital de Curitibanos. “A ação é fruto da parceria com a Universidade Federal (UFSC), a Prefeitura de Curitibanos e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão Tecnológica daquele Estado.”
Para concluir, citou o trabalho da Organização Social Centro de Prevenção às Dependências, do Recife, que continua a atender pessoas em situação de vulnerabilidade, entre elas, usuários de droga. ”É preciso que tais iniciativas sirvam de exemplo, principalmente para quem, neste momento, prioriza a economia em detrimento da saúde”, alertou o deputado.