Poder Legislativo concede Título de Cidadão a bispo da Diocese de Caruaru

Em 06/02/2020 - 10:02
-A A+
HONRARIA - Dom José Ruy recebeu diploma por iniciativa do deputado Diogo Moraes em cerimônia comandada pelo presidente Eriberto Medeiros. Foto: Jarbas Araújo

HONRARIA – Dom José Ruy recebeu diploma por iniciativa do deputado Diogo Moraes em cerimônia comandada pelo presidente Eriberto Medeiros. Foto: Jarbas Araújo

Em reconhecimento à atuação pastoral e empenho à frente da Diocese de Caruaru, o bispo Dom José Ruy Gonçalves Lopes recebeu da Assembleia Legislativa o Título de Cidadão de Pernambuco. A proposição da homenagem ao sacerdote baiano, ex-vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil, é de autoria do deputado Diogo Moraes (PSB). A Reunião Solene foi realizada na noite dessa quarta (5), no Auditório Sérgio Guerra, localizado no edifício-sede da Alepe.

Aos 17 anos, o religioso nascido em Feira de Santana ingressou na Ordem dos Capuchinhos. Dom José Ruy graduou-se em Teologia pela Universidade Católica de Salvador e fez pós-graduação em Teologia Moral pela Faculdade Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

“Como parte da frutífera carreira eclesiástica, ele assumiu, no ano passado, a Diocese de Caruaru. Esse dedicado pastor abraçou a diocese, formada por 19 municípios do Agreste pernambucano, com cerca de 700 mil fiéis católicos”, destacou o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), que coordenou a  cerimônia.

Em discurso, Diogo Moraes informou que Dom José Ruy tomou posse na Diocese de Caruaru no último dia 21 de setembro, após suceder o agora bispo emérito Dom Bernardino Marchió. O socialista lembrou que, na primeira homilia, o sacerdote já demonstrou “toda a sua humildade, preocupação com os mais pobres e comprometimento com uma Igreja que esteja cada vez mais próxima do povo”. “Portanto, é  com enorme satisfação que fazemos a entrega do Título Honorífico de Cidadão de Pernambuco ao reverendíssimo bispo Dom José Ruy”, frisou.

O religioso agradeceu a homenagem e disse que recebeu a honraria com muita alegria. “Graças à generosidade do povo pernambucano e dos seus legítimos representantes políticos, terei a alegria de dizer que esta também é minha terra. Agora tenho dupla cidadania, mas sou um cidadão livre, cuja pátria definitiva é e sempre será o céu”, declarou.