
SOLENE – Solicitação do evento partiu do deputado Romero Sales Filho. Foto: Jarbas Araújo
Há 13 anos, por iniciativa do desembargador Nildo Nery dos Santos e do juiz João Targino, nascia a Orquestra Criança Cidadã, integrada por meninos da comunidade do Coque, uma das localidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Recife. A ação busca promover o resgate social de crianças carentes e garantir a cidadania plena dos participantes. Nesta terça (17), a Assembleia Legislativa realizou uma Reunião Solene para celebrar o aniversário do projeto, a partir de proposição do deputado Romero Sales Filho (PTB).
Atualmente, a Orquestra atende a 360 jovens entre 6 e 21 anos – 230 no Coque, no Recife, além de 100 em Ipojuca e 30 em Igarassu. Os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral. O programa oferece, ainda, apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, três refeições por dia e fardamento.
A persistência dos criadores, assim como a disciplina do maestro Cussy de Almeida, primeiro diretor artístico, foram decisivos para o sucesso do empreendimento. Cabe ressaltar o apoio do Exército Brasileiro, que acolhe a escola de música dos Meninos do Coque no 7° Depósito de Suprimentos, no Cabanga, e o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

ALCANCE – Projeto atende a 360 jovens entre 6 e 21 anos. Foto: Jarbas Araújo
O grupo garante a profissionalização dos alunos por meio da Escola de Formação de Luthier e Archetier, na qual eles aprendem a arte da construção e do reparo de instrumentos de corda. Os jovens também têm atividades extracurriculares, participam de cursos em parceria com universidades e de intercâmbios para a Europa. Em 13 anos, o projeto recebeu mais de 30 prêmios. Em 2015, tornou-se a primeira escola de música das Américas e a segunda do mundo a fazer parte do Programa de Escolas Associadas da Unesco.
“Obstáculos foram superados e hoje os meninos do Coque compõem um grupo notável. Eles tiveram a chance de se apresentar em vários países, e foram aplaudidos por públicos exigentes. Agora, estão se preparando para visitar a Rússia, em 2020, atendendo convite do presidente Vladimir Putin”, ressaltou o deputado Tony Gel (MDB), na abertura da solenidade.
Romero Sales Filho afirmou que, como ipojucano, vê com orgulho a chegada do projeto em seu município. Para o deputado, a ação tem mudado o caráter e a vida não só dos participantes, mas das comunidades onde vivem. “Precisamos celebrar essa iniciativa genuinamente pernambucana, que já acolheu pelo menos 700 jovens desde que foi criada”, enfatizou.
O juiz João Targino, que é coordenador geral do projeto, recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. Em seu discurso, ele agradeceu a iniciativa da Casa e destacou que, quando idealizou a ação, jamais imaginou que o resultado seria tão positivo. “Tudo se resume à força da oportunidade. A partir do talento detectado, esses meninos se tornam, primeiro, cidadãos e depois, profissionais, e podem seguir o caminho que quiserem”, salientou. A Reunião Solene contou com apresentações musicais da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque.