
SAUDADE – Cerimônia reuniu parlamentares, amigos, parentes, funcionários da Câmara Municipal do Recife e lideranças comunitárias. Foto: Roberta Guimarães
Parlamentares, ex-parlamentares, amigos, parentes, funcionários da Câmara Municipal do Recife e lideranças comunitárias participaram, nesta terça (17), de uma solenidade em homenagem ao ex-vereador recifense Carlos Gueiros, realizada na Alepe. O político faleceu no dia 24 de novembro, aos 78 anos, após complicações cardíacas resultantes de insuficiência da válvula mitral.
A reunião foi marcada por lembranças da trajetória de Gueiros, que exerceu sete mandatos consecutivos de vereador, na política, além de registros sobre características de sua personalidade e atuação, como a firmeza de posições e o profundo conhecimento do Regimento da Casa de José Mariano. Com formação em contabilidade e administração de empresas, o político também era empresário e foi secretário municipal de Habitação.

MEMÓRIA – Autor da proposta de solenidade, Marco Aurélio Meu Amigo destacou que ex-colega foi um árduo defensor do Legislativo. Foto: Roberta Guimarães
Gueiros ainda foi lembrado pelo “zelo” com que tratava de questões relacionadas a orçamento e finanças – a comissão permanente da Câmara ligada a esses temas foi presidida por ele durante muito tempo. A disposição para ensinar aos novos vereadores os trâmites legislativos, a vida cristã e o amor à família também foram registrados no encontro. O ex-vereador deixou a esposa, Magaly Monteiro Gueiros, três filhos e sete netos, quase todos presentes à solenidade.
O deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), que conviveu com Carlos Gueiros na Câmara Municipal do Recife e foi o autor da proposta de homenagem na Alepe, destacou que o ex-colega foi um árduo defensor do Legislativo. “No período em que foi vereador, mostrou ser um municipalista, um defensor da Casa e do Poder. Era o primeiro que chegava e o último que saía. Foi um vereador que realmente cuidava do mandato e honrava todos os recifenses”, rememorou.
A solenidade foi presidida pela deputada Priscila Krause (DEM). Emocionada, a parlamentar chegou a chorar ao lembrar a convivência com o ex-colega. “Ele era muito determinado, organizado, sabia a exata importância de um Regimento, porque são as regras que regem o comportamento do parlamentar. Tinha a compreensão do que significava um orçamento público, pacto político entre a gestão e a população”, observou.
Em nome da família, o empresário Carlos Alberto Gueiros Júnior, um dos três filhos do ex-vereador, falou durante a solenidade. Para ele, a homenagem foi um reconhecimento da atuação do pai em favor do Recife. “Afinal de contas, foram 27 anos de vida pública honrada, com muita dedicação à cidade, fazendo sempre política voltada para o povo”, registrou.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), agradeceu a homenagem póstuma. “Carlos Gueiros marcou a história do Legislativo municipal e que, por isso mesmo, será sempre lembrado.” Ao final da reunião, uma placa foi entregue aos familiares do ex-vereador. Também participaram da solenidade os vereadores do Recife Gilberto Alves (PP) e Chico Kiko (PSD) e o coronel, ex-vereador e ex-deputado estadual José Alves.