João Paulo analisa estratégias políticas de Jair Bolsonaro

Em 05/11/2019 - 17:11
-A A+
OPINIÃO - “Cada manifestação nas redes sociais demonstra uma enorme necessidade de agregar novos inimigos.” Foto: Roberto Soares

OPINIÃO – “Cada manifestação nas redes sociais demonstra uma enorme necessidade de agregar novos inimigos.” Foto: Roberto Soares

O deputado João Paulo (PCdoB) foi à tribuna, durante o Grande Expediente desta terça (5), analisar a estratégia política utilizada pelo presidente Jair Bolsonaro para mobilizar apoiadores e confrontar aqueles que discordam do Governo. Na avaliação do parlamentar, o chefe do Executivo, juntamente com os três filhos políticos, alimenta conflitos constantes com opositores, criando um clima de tensão permanente no País.

“Como sobreviver a um presidente que se comporta como se estivesse em guerra constante contra o seu próprio povo, a ciência, os direitos humanos, a liberdade de expressão, a arte e a cultura?”, questionou. “Cada manifestação nas redes sociais demonstra uma enorme necessidade de agregar novos inimigos e anunciar conspirações que só existem na cabeça de Bolsonaro e de seus filhos.”

Ainda na opinião do deputado, outra estratégia utilizada pela família Bolsonaro é fazer declarações autoritárias para desviar a atenção da mídia e testar os limites democráticos. “Toda vez que surge a acusação de um crime ou desvio ético contra eles, há uma declaração de caráter autoritário que leva tal denúncia para segundo plano”, avaliou. “A manobra também testa os limites da democracia, fortalecendo o segmento antidemocrático de sua base de apoio”, interpretou.

A análise recebeu o reconhecimento dos deputados José Queiroz (PDT) e Isaltino Nascimento (PSB), que se manifestaram em apartes. “Pronunciamentos como este são importantes porque registram, nos Anais desta Casa, que a Alepe não se calou diante dos disparates do presidente”, afirmou Queiroz. “Vivemos em uma República Federativa, com poderes autônomos, órgãos de controle e instituições que precisam ser respeitados”, opinou Nascimento.