
AUTORIA – Por iniciativa da deputada Teresa Leitão, Alepe celebrou aniversário de 40 anos da entidade. Foto: Jarbas Araújo
A Associação Espírita Lar Transitório de Christie, que completou 40 anos de existência em junho deste ano, recebeu, na noite desta segunda (21), uma homenagem da Assembleia Legislativa. Por iniciativa da deputada Teresa Leitão (PT), a Alepe realizou Reunião Solene para celebrar o aniversário da entidade, que funciona na 4ª Etapa de Rio Doce, em Olinda.
Tudo começou quando a professora Maria José Cabral foi morar naquele município. Ela tinha o sonho de construir uma escola comunitária. Sob a orientação de amigos da doutrina espírita, Maria e o marido, José Vitorino Cabral (ambos falecidos), iniciaram a construção do Lar de Christie. A instituição se transformou num espaço de assistência integral às famílias, oferecendo uma série de atividades.
A entidade atende cerca de 500 crianças de 1 a 17 anos, presta assistência a mães e a gestantes de famílias cadastradas, que são orientadas por voluntárias e por uma educadora capacitada no Programa Família Brasileira Fortalecida. Nos encontros semanais, são discutidos temas como importância da família, direito à vida e maternidade integral.
O espaço também desenvolve oficina de artesanato para mães, como fonte de ocupação e geração de renda, e programas para a solução de conflitos familiares. O deputado Sivaldo Albino (PSB), que presidiu a cerimônia, destacou a realização das atividades didático-pedagógicas para crianças e também lembrou o Programa de Adoção Fraterna, que estimula pessoas e famílias acolhedoras a receber crianças em suas casas, colaborando com apoio material, moral, espiritual ou financeiro. “Em 40 anos, o Lar de Christie desempenha significativo papel para a comunidade”, elogiou.
Teresa Leitão ressaltou o trabalho de caridade e de assistência social feito pelo Lar de Christie por meio da educação. “O trabalho de uma instituição educacional, que se propõe a atuar em uma comunidade e oferecer um serviço que, a priori, é dever do Estado, não é fácil”, observou. Em discurso, a parlamentar também salientou que, para a entidade, não existe “sábado, domingo ou feriado de descanso”. “Com chuva ou sol, sempre há trabalho, amor, planejamento e luta”, pontuou, parabenizando os integrantes pelos 40 anos de atividades. “Que o exemplo de vocês continue iluminando e inspirando vidas”, concluiu.
Ao agradecer a iniciativa da Alepe, Patrícia Cabral, diretora do Lar de Christie e neta dos fundadores da associação, disse ter sido com imensa alegria” que o grupo recebeu a homenagem. “É um trabalho cheio de dificuldades, mas realizado, principalmente, com muito amor”, frisou. Ela recebeu da Casa uma placa comemorativa em alusão ao aniversário da entidade.
Maria Luiza Ramos, uma das adolescentes atendidas, também falou na tribuna do Auditório Sérgio Guerra: “O Lar é como sempre foi: uma estação de brincar e viver, crescer e progredir”. A professora Cida Freire saudou a instituição em nome da Rede da Primeira Infância e do Fórum em Defesa da Educação Infantil.