
DIPLOMACIA – “A falta de apoio formal dos Estados Unidos significou mais um momento vergonhoso para o País”, declarou o parlamentar. Foto: Roberto Soares
“A falta de apoio formal dos Estados Unidos à campanha do Brasil para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento e Econômico (OCDE) significou mais um momento vergonhoso para o País.” A declaração foi feita pelo deputado João Paulo (PCdoB), na Reunião Plenária desta segunda (14). O parlamentar afirmou que o assunto ganhou a mídia e estava sendo vendido como uma grande conquista para o Brasil, mas outras nações também pleiteavam essa entrada, como Romênia e Argentina, que acabaram tendo o apoio oficializado.
“O Brasil seria avaliado com o tempo, mediante o cumprimento de algumas condições, mas o que o Governo passou para a sociedade foi que a entrada já estava garantida. A comemoração antecipada não foi a primeira e nem última bizarrice deste governo”, criticou. Para João Paulo, por adotar uma política de extrema direita e de aliança incondicional aos Estados Unidos, o País se precipitou e acabou abrindo mão de permanecer na Organização Mundial do Comércio (OMC), que abriga os países em desenvolvimento. “Ele trocou algo que já tinha sido lhe dado por um apoio sem garantia”, destacou.
O deputado do PCdoB lembrou que o Brasil já foi parceiro-chave da OCDE na gestão do Governo Lula e, com tempo e habilidade, poderia vir a aderir à entidade. “Foi uma estratégia completamente equivocada. Coisa de quem não tem experiência nem conhece a política externa a fundo”, ressaltou.