Setembro Dourado: Priscila Krause destaca campanha sobre câncer infantojuvenil

Em 18/09/2019 - 19:09
-A A+
REGISTROS - Patologia ainda é maior causa de morte entre crianças e adolescentes, por doença, no Brasil. Foto: Roberto Soares

REGISTROS – Patologia ainda é maior causa de morte entre crianças e adolescentes por doença no Brasil. Foto: Roberto Soares

O apoio da Alepe à campanha Setembro Dourado, que visa conscientizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil, foi destacado pela deputada Priscila Krause (DEM), no Pequeno Expediente desta quarta (18). A sede do Legislativo pernambucano terá iluminação especial remetendo à campanha e ao suporte concedido às ações de organizações que se dedicam ao tema.

A parlamentar salientou que, apesar de ser uma patologia rara para a idade, o câncer é a principal causa de morte por doença infantojuvenil no Brasil. “Descobrir que uma criança ou um adolescente tem câncer é uma notícia que certamente nenhum pai ou mãe está preparado para receber. Mas é muito importante lembrar que, graças aos avanços da medicina, a possibilidade de cura da doença é muito grande quando é descoberta logo no início”, observou a deputada.

“Crianças não costumam inventar doenças ou sintomas, então pais e responsáveis devem estar alertas para queixas dos pequenos, que devem ser levados para avaliação médica quando necessário”, pontuou Priscila. “Os protocolos dos profissionais de saúde têm salvado milhares de vidas. Entre 2006 e 2016, inclusive, o número de óbitos por câncer em crianças reduziu 13%, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde”, acrescentou.

Priscila Krause também agradeceu à Mesa Diretora da Alepe pela participação na campanha. A primeira vice-presidente, Simone Santana (PSB), também fez questão de ressaltar a importância do trabalho do GAC (Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer) e do Nacc (Núcleo de Apoio à Criança com Câncer) nas mobilizações sobre o tema.