
IMUNIZAÇÃO – Deputado sugeriu que Governo do Estado amplie campanha realizada em Taquaritinga do Norte para os demais municípios da região. Foto: Roberto Soares
A morte de um bebê acometido de sarampo em Taquaritinga do Norte (Agreste), no mês passado, motivou o Governo do Estado a realizar uma campanha de vacinação no município. A informação foi repassada, na Reunião Plenária desta quarta (4), pelo deputado Diogo Moraes (PSB), que sugeriu ao Poder Executivo estender a ação a toda a região, a qual concentra o maior número de ocorrências.
O óbito pela doença é o primeiro confirmado este ano em Pernambuco. Segundo o parlamentar, 28.500 doses extras da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foram encaminhadas àquela Prefeitura. “O Estado contabiliza 13 casos, sendo três no Recife e os demais em cidades do Agreste. Sete dos casos estão relacionados a um evento ocorrido em Taquaritinga em julho”, frisou.
Moraes afirmou que o reforço vacinal é importante para que se crie uma barreira contra a doença. Ele salientou que o Polo de Confecções do Agreste recebe milhares de pessoas semanalmente, o que favorece a disseminação de vírus. “Será necessário um esforço conjunto para garantir a imunização da população.”
Em aparte, o deputado Tony Gel (MDB) e a deputada Roberta Arraes (PP) ressaltaram a necessidade de mobilizar os gestores municipais para vacinar 100% das pessoas vulneráveis.