A deputada Teresa Leitão (PT) destacou, na Reunião Plenária desta quarta (28), o aniversário de 36 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A organização sindical tem como compromisso a defesa dos interesses da classe trabalhadora, baseada em princípios de igualdade e solidariedade, afirmou a parlamentar. “Presente em todos os ramos de atividade econômica do País, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil e da América Latina, além de ser a quinta maior do mundo”, frisou.
Teresa salientou que, desde que foi criada, a entidade tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social. “Os avanços obtidos na proposta de um Sistema Democrático de Relações de Trabalho e a eleição de um operário à Presidência da República, em 2002, são fortes exemplos dessas mudanças”, acredita.
A petista lembrou que a CUT não está limitada aos espaços sindicais. “A organização integra a Frente Brasil Popular, que é um ponto de resistência ao golpe e aos desmandos do atual Governo Federal. Parabenizo o presidente Paulinho Rocha e todos os seus integrantes”, concluiu Teresa. Na sequência, o deputado Doriel Barros (PT) endossou as palavras da colega de partido, salientando “que a CUT é uma entidade muito importante para os trabalhadores brasileiros”.