Comissão da Caprinovinocultura faz primeira reunião na Alepe

Em 21/08/2019 - 12:08
-A A+
META - Colegiado pretende criar uma política de desenvolvimento para a cadeia de caprinos e ovinos em Pernambuco. Foto: Evane Manço

META – Colegiado pretende criar uma política de desenvolvimento para a cadeia de caprinos e ovinos em Pernambuco. Foto: Evane Manço

A criação de uma política de desenvolvimento para a cadeia de caprinos e ovinos em Pernambuco é o objetivo da Comissão Especial voltada para o setor instituída na Alepe. Na primeira reunião do colegiado, realizada na terça (20), os integrantes defenderam a implantação de abatedouros públicos, assim como a inclusão dos produtos da caprinovinocultura na merenda escolar.

“Pernambuco se destaca como um dos maiores produtores de ovinos e caprinos no Brasil, mas ainda há muita dificuldade para o escoamento da mercadoria. Vários produtores abatem os animais de forma clandestina, sem um matadouro apropriado, e vendem informalmente”, aponta o presidente do grupo, deputado Fabrizio Ferraz (PHS). “Sem poder formalizar a comercialização, não há cadeia de incentivo para o segmento e nem modo de vender o produto para o Estado”, completa o parlamentar.

Ainda integram a Comissão Especial da Caprinovinocultura os deputados Waldemar Borges (PSB), como vice-presidente, e Antonio Fernando (PSC), como relator. Os parlamentares pretendem fazer audiências públicas nos principais polos do setor no Estado, como os municípios de Floresta, Sertânia, Dormentes e Afogados da Ingazeira. “Nas audiências, vamos acolher as sugestões e demandas de cada região, que tem suas peculiaridades. Em Floresta, o foco é no abate dos animais; já em Afogados da Ingazeira, na produção leiteira, por exemplo”, explicou Ferraz.