Assembleia comemora 15 anos da Quadrilha Junina Tradição

Em 22/05/2019 - 20:05
-A A+
SOLENE - Iniciativa da homenagem partiu do deputado Isaltino Nascimento. Foto: Jarbas Araújo

SOLENE – Iniciativa da homenagem partiu de Isaltino Nascimento. Foto: Jarbas Araújo

Por solicitação do deputado Isaltino Nascimento (PSB), a Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta (22), uma Reunião Solene para celebrar os 15 anos da Quadrilha Junina Tradição. Fundada em 2004, no Morro da Conceição, bairro Casa Amarela (Zona Norte do Recife), a Associação Cultural e Recreativa e Quadrilha Junina Tradição surgiu da reunião de um grupo de amigos. Ao longo do tempo, cresceu e se tornou uma das mais populares do Estado.

Além da dança, a entidade desenvolve trabalhos sociais. A exploração sexual, a homofobia, o fim do racismo e o uso de drogas são algumas campanhas apoiadas pela Associação. Nos 15 anos de formação, a Quadrilha Tradição acumula diversos prêmios em concursos regionais, a exemplo dos obtidos em festivais da Rede Globo Nordeste e da Federação Nacional de Quadrilhas Juninas. Neste ano, o grupo escolheu o tema “Brilha uma Estrela no São João”, exaltando a importância de cada pessoa no ciclo junino.

Na abertura da cerimônia, o deputado Diogo Moraes (PSB), que presidiu a Reunião Solene, afirmou que o grupo movimenta todos os anos o Morro da Conceição e também cumpre uma intensa agenda de apresentações no Estado. “A quadrilha busca estimular o trabalho coletivo e democrático, mantendo viva uma das maiores e mais alegres manifestações juninas de Pernambuco”, pontuou.

Isaltino Nascimento afirmou que a Tradição conquistou seu espaço e permanece preservando nossa cultura. “É uma honra realizar a solenidade em homenagem a um grupo que tanto contribui para a divulgação do São João pernambucano”, ressaltou. O presidente da agremiação, Gildo Brito, recebeu uma placa comemorativa da Alepe. Ele agradeceu o reconhecimento da Casa à cultura pernambucana e ao movimento de quadrilhas juninas, que está passando por um momento difícil de falta de valorização. “A iniciativa da Assembleia é muito importante para os que fazem a Tradição”, ressaltou.