
ATIVIDADES – No encontro houve contação de histórias, apresentações de grupos culturais e declamação de poemas. Foto: Roberto Soares
As celebrações do Dia Nacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro, respectivamente em 18 e 23 de abril, motivaram a realização, pela Assembleia Legislativa, de mais uma edição do Projeto Café com Poesia nessa terça (23). Durante o encontro, que contou com a participação da 1ª vice-presidente da Alepe, deputada Simone Santana (PSB), de escritores e estudantes de três escolas públicas, houve contação de histórias, apresentações de grupos culturais do Estado e declamação de poemas.
Coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância, a socialista falou da alegria da Casa de Joaquim Nabuco por celebrar as datas com a presença de crianças das escolas municipais Josué de Castro e Professor Júlio de Oliveira, e da Escola Estadual Ana Rosa Falcão. “Vocês nos fazem refletir sobre a importância de construir um mundo melhor. Parabéns a todos da Alepe que se empenharam para não deixar passar em branco essas comemorações”, destacou.
Instituído em 2002, por meio da Lei nº 10.402, o Dia Nacional do Livro Infantil, além de fomentar a leitura, também presta homenagem a Monteiro Lobato, por ser celebrado na data de nascimento do escritor infantojuvenil brasileiro. O Dia Mundial do Livro, por sua vez, foi criado em 1995, durante a 18ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O evento, organizado pela Gerência de Biblioteca da Alepe, ainda contou com as presenças dos escritores Luiz Coutinho e Cícero Lins, que é cordelista. O momento de contação de histórias ficou a cargo da autora do livro infantil O Baobá que Veio de Lá, Luciana Moura. Um grupo de maracatu integrado por crianças do Ponto de Cultura Batá Kossô, de Olinda, também se apresentou no encontro, assim como o Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários do Parlamento Estadual.