Alepe celebrará Dia Mundial da Conscientização do Autismo nesta quinta (4)

Em 03/04/2019 - 18:04
-A A+

A Assembleia Legislativa irá realizar, nesta quinta (4), às 10h, no Auditório Sérgio Guerra, um Grande Expediente Especial em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo e à Semana Internacional do Autismo, que será encerrada no próximo domingo (7). A sessão, proposta pelo deputado Waldemar Borges (PSB), é aberta ao público. “Faço um convite a todos os deputados e deputadas para comparecerem ao evento que faremos nesta Casa a fim de aprofundar esse tema”, registrou o parlamentar na Reunião Plenária desta quarta (3).

Foram convidados para a discussão a presidente da Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto), Angela Lira; o psicólogo especialista em terapia do comportamento Adriano Alves; o advogado Bruno Moury, que vai falar sobre os direitos dos autistas; e Roberto Califi, pai de Diogo Califi, autista que fez as ilustrações da Cartilha – Transtorno do Espectro Autista, publicada pela Alepe. 

A importância do tema pode ser constatada pelo número crescente do transtorno. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são autistas. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein (SP), 150 mil novos casos de autismo são diagnosticados por ano no Brasil. Estima-se que o país tenha hoje cerca de 2 milhões de autistas.  Ainda de acordo com a OMS, uma em cada 160 crianças tem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social. Eles apresentam o desenvolvimento físico normal, mas têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.  As pessoas com TEA encontram diversas limitações nas atividades diárias e na participação em sociedade, motivo pelo qual sofrem com a estigmatização e discriminação e privações em questões de saúde, educação e oportunidades de inserção social.

Desde 2015, Pernambuco conta com norma que dispõe sobre a proteção e os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista: a Lei nº 15.487. Ela assegura o diagnóstico imediato, atendimento especializado, individualizado, multidisciplinar, acesso gratuito a medicamentos  e nutrientes indicados em terapia, acesso à educação (inclusive com previsão de multas por recusa de matrícula), educação profissional, entre outros.

 

Serviço

Evento: Grande Expediente Especial em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo e à Semana Internacional do Autismo

Local: Auditório Sérgio Guerra, localizado no Edifício Miguel Arraes de Alencar, Rua da União, nº 397, Boa Vista, Recife/PE

Data e horário: 4 de abril (quinta-feira), às 10h