Palestras sobre estrutura administrativa da Casa encerram seminário para novos parlamentares

Em 30/01/2019 - 16:01
-A A+
Seminário Bem-Vindos À Casa Joaquim Nabuco - 19• Legislatura

PÚBLICO-ALVO – Este ano, evento foi direcionado, principalmente, aos 25 deputados e deputadas eleitos para o primeiro mandato, além de dois suplentes. Parlamentares da atual legislatura também participaram do encontro. Foto: Alepe

A Assembleia encerrou, nesta quarta (30), o Seminário Bem-Vindos à Casa Joaquim Nabuco. Com vistas à 19ª Legislatura, que tem início na próxima sexta (1º), a iniciativa se destinou a familiarizar os deputados estaduais eleitos e seus futuros auxiliares com a estrutura e o funcionamento administrativo do Poder Legislativo Estadual. Temas como orçamento, ensino, pesquisa, comunicação e solenidades institucionais estiveram em pauta.

O evento é realizado a cada início de legislatura. Este ano, foi direcionado principalmente aos 25 deputados e deputadas eleitos para o primeiro mandato e aos suplentes Sivaldo Albino e Professor Paulo Dutra, ambos do PSB – que devem ser convocados com a licença de Aluísio Lessa (PSB) e Rodrigo Novaes (PSD) para assumir cargos no Poder Executivo.

Superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), Sebastião Rufino avaliou que as apresentações ocorreram de forma clara e o seminário teve uma “excelente adesão”. “Durante dois dias, os parlamentares eleitos puderam conhecer os trâmites e a atuação de cada superintendência da Casa. Isso é muito importante não só para eles, como para a própria Assembleia”, acrescentou.

Entre os temas abordados nesta quarta estiveram as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Elepe, os sistemas de informática e internet e os eventos e solenidades institucionais. Essas palestras foram feitas, respectivamente, pela coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Fátima Galvão, e pelos superintendentes de Tecnologia da Informação, Bráulio Lira, e do Cerimonial, Francklin Bezerra Santos.

Superintendente de Planejamento e Gestão (Suplag), Fabiana Xavier destacou a importância de os deputados conhecerem a gestão orçamentária relacionada ao duodécimo repassado pelo Estado. “O planejamento é feito em conjunto com a Presidência, a Primeira Secretaria e toda a Mesa Diretora da Alepe. Acho positiva a participação dos parlamentares não só na Suplag, mas no funcionamento como um todo da Casa”, disse.

Também conduziram as exposições o chefe do Departamento de TV da Superintendência de Comunicação Social (Scom), Raero Monteiro, e os superintendentes Cristiane Alves (Gestão de Pessoas), Cynthia Barreto (Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo), coronel Renildo Alves (Segurança Legislativa) e Antonieta Albuquerque (Inteligência Legislativa), além do diretor-presidente do Alepeprev, Gildo Dantas.