
AÇÃO – Iniciativa é promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e contará com o apoio logístico do Poder Legislativo. “Aqui, estão se acostumando a negociar bem”, disse Pedro Eurico. Foto: Alepe
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco iniciou, nesta terça (27), por meio do Procon-PE, o 15º Mutirão dos Superendividados. A iniciativa, que conta com o apoio da Alepe, segue até o dia 7 de dezembro, das 8h às 14h. O atendimento permite aos consumidores a renegociação de débitos com empresas, buscando alcançar acordos adequados às suas possibilidades financeiras.
Um dos consumidores a comparecer à sede do Procon, no Centro do Recife – onde os atendimentos estão sendo realizados – foi o aposentado Inaldo Cassiano Amancio. Ele conseguiu isenção de juros e multas de um débito de cerca de R$ 3,8 mil com a Celpe, além de redução do valor da dívida e parcelamento em onze meses. “O acordo foi bom. Agora está tudo em ordem”, avaliou.
Além de Celpe, Compesa e empresas de telefonia móvel e fixa, pela primeira vez, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander estão realizando negociações. Os outros bancos o fazem por meio da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). As prefeituras de Olinda e Recife também estão presentes para atender pessoas com dívidas de IPTU.
O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, comparou a iniciativa ao que ocorre durante a Black Friday, quando “o povo compra barato”. “Aqui, estão se acostumando a negociar bem. A população, com a crise econômica e o desemprego, está com dificuldade em honrar seus compromissos. Oferecemos mecanismos de intermediação para que as pessoas voltem a ter uma vida normal.”

DESCONTO – Aposentado Inaldo Cassiano Amancio conseguiu isenção de juros e multas de um débito com a Celpe. Foto: Alepe
Esse é o 15º mutirão realizado pelo Governo de Pernambuco em quatro anos. Ao todo, 28 mil pessoas já foram atendidas. Pedro Eurico considera a parceria com a Assembleia Legislativa “muito importante para garantir apoio logístico e divulgação”.
Os interessados em participar devem levar original e cópia da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência, além de documentos que possam atestar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovantes de pagamento e/ou contrato, número de protocolo, entre outros. Caso no documento apresentado conste o nome de outra pessoa, que não seja o titular, é necessário apresentar também uma procuração com firma reconhecida em cartório para a representação.
Do dia 27 de novembro ao 7 de dezembro, a sede do Procon-PE funcionará exclusivamente para atendimento do mutirão. As demais 52 unidades do órgão, espalhadas pelo Estado, seguem atendendo normalmente. Os endereços estão disponível o site www.procon.pe.gov.br.
SERVIÇO
O quê: Mutirão dos Superendividados do Procon/PE
Quando: 27 de novembro a 07 de dezembro
Horário: 8h às 14h
Onde: Sede do Procon-PE – Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, Recife (em frente à Casa da Cultura)