Assembleia celebra os 50 anos da Cepe

Em 30/11/2017 - 19:11
-A A+

SOLENE – Iniciativa da homenagem partiu da deputada Simone Santana. Foto: Kerol Correia

As origens do trabalho da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) remontam a 1924, ano em que foram criados o Diário do Estado e a Repartição de Publicações Oficiais, responsáveis, naquela época, pela publicação do jornal oficial em Pernambuco. Mas foi em 1º de dezembro de 1967, por força de lei estadual, que a Cepe foi concebida nos moldes atuais. Este ano, a instituição completa 50 anos e a passagem da data foi comemorada, nesta quinta (30), com uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A iniciativa da homenagem partiu da deputada Simone Santana (PSB).

Desde seu surgimento, a empresa, vinculada à Casa Civil, tem publicado e  divulgado atos de interesse público, bem como textos jornalísticos de cunho oficial. Além de ser responsável pelo Diário Oficial, a Cepe também elabora outros importantes produtos, com destaque para a revista “Continente” e o suplemento “Pernambuco”.

A Companhia também disponibiliza para pesquisa em seu site as coleções de jornais pernambucanos do século 19; os arquivos da Comissão Estadual da Memória e da Verdade, além das cartas escritas por Dom Helder Câmara sobre o Concílio Vaticano II. O próximo passo será disponibilizar o acervo do Instituto Miguel Arraes, proporcionando acesso aos registros históricos sobre o cenário político do Estado e do País. Além disso, a Cepe lançará, em dezembro, uma revista assinalando os 50 anos da empresa.

O deputado Isaltino nascimento (PSB), que presidiu a solenidade, afirmou “que a Alepe parabeniza toda a equipe da Cepe por esse importante trabalho, que tanto contribui para a preservação da memória e dos valores culturais pernambucanos.”

Simone Santana destacou que, se Pernambuco tem sua história preservada hoje, grande parte do mérito é da Cepe. “É  importante frisar que não falamos aqui apenas na história oficial, mas também das nuances de comportamento e dos patrimônios culturais pernambucanos, registrados e divulgados em livros, revistas e eventos promovidos pela editora.Que possamos contar por mais 50, 100, 150 anos, com o espírito empreendedor e vanguardista dessa instituição.”

O presidente da Companhia, Ricardo Leitão, recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. Ele agradeceu a honraria, ressaltando que recebe a homenagem do Legislativo com muito orgulho. “Ter o reconhecimento desta Casa significa ter o reconhecimento da maioria da sociedade pernambucana”, salientou.