
NÚMEROS – Este ano, mais de mil ocorrências foram registradas em Pernambuco até setembro, segundo dados apresentados pela deputada. Foto: Roberto Soares
A necessidade de ampliação das ações de prevenção à sífilis mereceu discurso da deputada Roberta Arraes (PSB) durante a Reunião Plenária desta quarta (8). Os casos da doença – que afeta adultos e recém-nascidos – têm aumentado no Brasil desde 2010.
Neste ano, mais de mil ocorrências foram registradas em Pernambuco até setembro, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde apresentados pela parlamentar. Os números crescentes têm sido atribuídos pelos órgãos oficiais à melhora dos diagnósticos e a uma maior oferta de testes para a doença.
Roberta Arraes destacou que o Governo do Estado tem oferecido resposta à situação, intensificando ações educativas entre a população. A socialista citou como exemplo a distribuição de preservativos no Metrô do Recife durante a semana nacional voltada ao combate à enfermidade, em outubro.
“As doenças sexualmente transmissíveis são um problema de saúde pública com consequências econômicas”, sublinhou a deputada. “A prevenção é a melhor saída, mas somente terá efeito se cada cidadão assimilar a importância de seguir as orientações dos especialistas, protegendo as mulheres grávidas e os recém-nascidos.”